TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leucocitos

Seminário: Leucocitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Seminário  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

leucocitosÉ na medula óssea e noutros órgãos específicos que se formam constantemente novas células sanguíneas destinadas a substituir aquelas que são continuamente destruídas.

> Hematopoiese

> Formação dos glóbulos vermelhos

> Formação dos glóbulos brancos

> Formação das plaquetas

> Dopagem com eritropoietina

> Aplasia medular

HematopoieseTopo

O processo de formação das diversas células sanguíneas, denominado hematopoiese, é efectuado essencialmente na medula óssea e, em menor grau, em alguns órgãos pertencentes ao sistema imunitário (o baço e os gânglios linfáticos).

Na medula óssea, existem células precursoras de todos os tipos de células sanguíneas, as células pluripotenciais, capazes de se reproduzirem a si mesmas e de se dividirem, de modo a originarem as células mãe monopotenciais, preparadas para gerar todo o tipo de linhagem celular sanguínea. Formação dos glóbulos vermelhos

Topo

O processo de formação dos glóbulos vermelhos denomina-se eritropoiese. Inicia-se com a transformação das células mãe monopotenciais específicas em precursores imaturos dos eritrócitos, os proeritroblastos, que logo se convertem em eritroblastos, células completas, compostas por um núcleo, onde é formado o principal componente dos glóbulos vermelhos, a hemoglobina. Ao longo do seu processo de maturação, estas células perdem o núcleo, convertendo-se em reticulócitos, e passam para a circuação sanguínea - ao fim de 24 horas, completam a sua evolução, transformando-se em verdadeiros glóbulos vermelhos. Todo este processo dura entre 5 a 8 dias, embora possa ser acelerado, se as circunstâncias o exigirem, por exemplo, caso se produzam hemorragias que provoquem a perda de eritrócitos; neste caso, a medula óssea pode chegar a multiplicar por dez a produção de glóbulos vermelhos. A eritropoiese é regulada, basicamente, por uma hormona elaborada no rim, a eritropoietina, embora também seja influenciada por outras hormonas, como os androgénios, as hormonas tiróideas e os glucocorticóides. Além disso, para que o processo seja efectuado com normalidade, é preciso que a medula óssea disponha de uma adequada quantidade de ferro, componente essencial de hemoglobina, de ácido fólico e de vitamina B12.

Formação dos glóbulos brancos

- See more at: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=142#sthash.KEmwQONk.dpuf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com