TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Leucócitos E Duas Patologias Relacionadas

Pesquisas Acadêmicas: Os Leucócitos E Duas Patologias Relacionadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 9

LEUCOCITOS

Os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, são células presentes no sangue e produzidas na medula óssea e no tecido linfático. São chamados de glóbulos brancos, pois, ao contrário das hemácias, glóbulos vermelhos, não possuem pigmentos. Fazem parte das células que compõem a porção do sangue que chamamos de plasma, responsáveis pelo sistema de defesa do organismo.

Existem cinco tipos de Leucócitos:

• Neutrófilos;

• Eosinófilos;

• Basófilos;

• Linfócitos;

• Monócitos;

NEUTRÓFILOS:

Os neutrófilos são células sanguíneas leucocitárias responsáveis pela defesa do organismo, sendo sempre as primeiras a chegarem a áreas de inflamação. Possuem um núcleo formado por dois a cinco lóbulos, sendo mais comuns três (figura 2). Quando está célula é jovem, possui um núcleo não segmentado em lóbulos, passando a receber o nome de bastonete (figura 1), nesta fase, o formato do núcleo assemelha-se a um bastonete curvo.

A função de defesa dos neutrófilos é através do processo de fagocitose (figura 3), significando que estas células possuem a capacidade de englobar e digerir partículas estranhas. Quando detectam a presença de invasores no organismo, ou até mesmo moléculas produzidas por tecidos danificados. As células endoteliais expressam suas moléculas de adesão, selectinas, acarretando o rolamento dos neutrófilos pela superfície endotelial e em seguida, há a ativação dos neutrófilos ao expressarem suas integrinas, presentes na superfície desta célula. Em seguida há a migração dos neutrófilos para fora dos vasos sanguíneos, sob a influência de substâncias quimiotáticas, que guiam os neutrófilos até o local de inflamação. O processo de fagocitose é dividido em três fases. Primeiro vem à aderência à partícula e sua opsonização; em seguida vem à ingestão das partículas e, por último, a destruição delas.

EOSINÓFILOS:

Os eosinófilos são células sanguíneas que se desenvolvem na medula óssea e são responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas e agentes infecciosos. Possuem maior afinidade por complexo antígeno-anticorpo, contudo possuem atividade microbiana menor que os neutrófilos (Figura 4). Depois que são produzidos na medula óssea, são armazenados durante vários dias antes de serem liberados na circulação, onde permanecem ate por oito horas antes de migrar para a pele, trato intestinal e pulmões. Em condições normais, a concentração de eosinófilos no corpo humano varia entre 50 a 500 eosinófilos por microlitro de sangue.

Eosinofilia é o aumento da concentração de eosinófilos, valores superiores a 500 por microlitro indicativo de que o indivíduo apresenta alguma infecção parasitária verminose, alguma doença alérgica ou asma. Quando os valores são muito elevados, valores superiores a 700 por microlitro indicam doenças como artrite reumatóide, Doença de Hodgkin (câncer linfático), doenças cutâneas, dermatites e outras lesões da pele.

Eosinopenia é a designação dada à baixa concentração de eosinófilos, valores inferiores a 50 por microlitro, uma indicação de que a imunidade do indivíduo está comprometida. Situações que podem causar uma diminuição dos valores são, por exemplo, um estado de choque sistêmico, intoxicação por álcool, síndrome de Cushing, utilização de esteróides, período pós-cirurgia, eclâmpsia ou a apresentação de doenças como AIDS.

BASÓFILOS:

Os Basófilos são as células menos numerosas dentre os Leucócitos. Caracterizam-se por grandes grânulos citoplasmáticos (figura 5). Acredita-se que os basófilos sejam os precursores dos mastócitos, por apresentarem muitas similaridades funcionais e estruturais. Os basófilos possuem os mesmos mediadores nos seus lisossomas, e possuem também receptores de IgE. Participam de reações alérgicas da mesma forma que os mastócitos. A diferença básica entre os basófilos e os mastócitos está no fato de os basófilos serem encontrados no sangue, não típico do tecido conjuntivo, e as estruturas morfológicas diferem entre si.

Mediante a exposição a agentes infectantes os Basófilos reagem com uma rápida exorcitose dos seus grânulos citoplasmáticos, liberando histamina (vasodilatadora) e heparina (anticoagulante).

LINFÓCITOS:

Os linfócitos são células sanguíneas não granuladas, fabricados pelas células-tronco linfóides presentes na medula óssea vermelha. Diferenciam-se em células pré B, que dão origem aos linfócitos B, e pró-timócitos, que dão origem aos linfócitos T. Constituem uma família de células esféricas, com um diâmetro que varia de 6 a 8 µm, sendo que os linfócitos que possuem esta dimensão são chamados de linfócitos pequenos. Já no sangue circulante ocorre uma pequena porcentagem de linfócitos maiores, que podem chegam até 18 µm de diâmetro e são conhecidas por células Natural Killer.

Em indivíduos saudáveis, os linfócitos representam de 20 a 30% dos leucócitos sanguíneos. Estas células possuem um papel importante na defesa do organismo, possuindo receptores capazes de identificar os invasores, cada tipo de linfócito possui particularidades que determinam como e onde agir.

• Linfócito T

Representam 65 a75% dos linfóticos sanguíneos e são formadas no timo, sendo responsáveis pela produção de anticorpos sanguíneos e também pela imunidade celular (figura 6). No timo, estes linfócitos se diferenciam em células T helper, T supressora e T citotóxica. Os T helper estimulam a transformação dos linfócitos B em plasmócitos. Os linfócitos T supressores inibem a resposta humoral e celular e apressam o término da resposta imunitária. Os linfócitos T citotóxicos agem diretamente sobre as células estranhas e infectadas por vírus, através de dois mecanismos: produção de perforina, proteínas, que abrem orifícios nas membranas plasmáticas, provocando a lise das células; através da indução das células-alvo a entrarem em apoptose, morte programada.

• Linfócitos B

São células provenientes da medula óssea, que penetram nos vasos sanguíneos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com