TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leucocitos

Seminário: Leucocitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Seminário  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Os dados quantitativos dos leucócitos costumam variar dentro de certos limites que devem ser estabelecidos como padrões normais para determinados grupos humanos.

As modificações fisiológicas da fórmula leucocitária costumam ser discretas e estão relacionadas com as seguintes condições:

•Idade do indivíduo;

•Sexo;

• Condições físicas no momento da coleta de sangue: repouso, exercício físico, condições emocionais como estresse ou depressão psíquica, período do dia (pré ou pós-prandial), presença de gestação ou de menstruação;

• Condições do meio ambiente: calor, frio, altitude.

O número global de leucócitos circulantes era determinado em contagem manual a partir do sangue colhido da veia ou do sangue de picada do dedo com lanceta apropriada. A amostra de sangue era colhida, corada e diluída com líquido apropriado para ser feita a contagem em câmera (Neubauer). Todos os leucócitos eram contados desse modo, expressava-se o resultado em certo número de leucócitos/ mm3.

Utilizam-se atualmente os contadores eletrônicos para a contagem direta das células leucocitárias.

Esses leucócitos circulantes são de vários tipos, daí a necessidade de reconhecê-los pela coloração da lâmina. Uma gota pequena de sangue é colocada sobre a lâmina, sendo feito o esfregaço com auxílio de outra lâmina.

O esfregaço é corado com corante panótico de rotina (Leishman ou Giemsa) e, após a contagem de no mínimo 100 células consecutivas, obtém-se o valor percentual dos diferentes tipos de leucócitos.

De modo geral, a leucocitose reflete a resposta da medula óssea aos agentes estimuladores da granulocitogênese ou linfocitogênese, como, por exemplo, as infecções agudas bacterianas ou viróticas. Outras vezes a leucocitose decorre de proliferação de células precursoras, indiferenciadas, como ocorre nas leucemias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com