TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lipidios

Tese: Lipidios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Tese  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Os lipídios constituem um grupo diverso de moléculas orgânicas cuja característica principal é a de serem hidrofóbicas, ou seja, têm pouca afinidade pela água e são pouco solúveis em água. Também não formam polímeros. É importante destacar de imediato que o consumo de lipídios em excesso pode desencadear problemas de saúde como a obesidade e a aterosclerose, um tipo de arteriosclerose (perda da elasticidade dos vasos sanguíneos) graças ao acúmulo de lipídios nos vasos sanguíneos.

Os principais tipos de lipídios e suas funções são:

1. Glicerídios: constituídos de um álcool, o glicerol, ao qual se ligam moléculas de ácidos graxos, moléculas de cadeias carbônicas longas que fazem parte de vários tipos de lipídios. Vejamos inicialmente um pouco mais sobre os ácidos graxos, que podem ser:

A. Saturados: estão saturados de hidrogênios ligados aos átomos de carbono, por isso, só têm ligações covalentes simples entre os átomos de carbono.

B. Insaturados: não têm o máximo de átomos de hidrogênios ligados em alguns de seus átomos de carbono, e, assim, apresentam uma ou mais ligações duplas na cadeia carbônica (sequência de átomos de carbono ligados).

Os glicerídios mais importantes são os triglicerídios, cujas moléculas têm três ácidos graxos ligados ao glicerol. Normalmente, os triglicerídios com ácidos graxos de cadeias insaturadas, ou seja, apresentando duplas ligações na cadeia carbônica, são os óleos, líquidos em temperatura ambiente, pois a dupla ligação causa uma curvatura na cadeia carbônica, impedindo-os de serem empacotados próximos uns dos outros ao ponto de solidificarem. Em contrapartida, normalmente, os de cadeias saturadas, ou seja, saturados de hidrogênios ligados e sem ligações duplas entre os carbonos da cadeia, são as gorduras, sólidas em temperatura ambiente.

Outro ponto importante a ser destacado sobre os lipídios contendo ácidos graxos saturados e insaturados, mais especificamente os cis, é o de que os insaturados fazem menos mal à saúde, aparentemente devido ao fato de que não podem ser organizados de forma tão compactada como os saturados, dificultando a formação de coágulos. Também é possível que o fato de terem uma dupla ligação na cadeia os torne mais reativos e suscetíveis à ação enzimática. Boas fontes de ácidos graxos insaturados são o azeite, o salmão, a castanha-do-Pará e o abacate.

O processo industrial de hidrogenação promove a ligação de átomos de hidrogênio em moléculas de ácidos graxos insaturados cis e isso tende a linearizar as moléculas, pois várias das ligações duplas entre os carbonos ou serão convertidas em ligações simples ou passam da configuração cis para a trans. Os produtos resultantes são as chamadas “gorduras” trans (na verdade, são ácidos graxos trans), de má fama por causa dos efeitos adversos à saúde caso sejam consumidos em excesso, porém, nos alimentos, atuam conservando o gosto. Há poucos ácidos graxos trans naturais.

Como funções dos glicerídios podemos destacar:

A. Constituem reserva energética para momentos de necessidade, pois essas moléculas podem ser quebradas/degradadas em reações catabólicas para libera

r energia.

B.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com