TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de exercícios em biologia

Por:   •  11/4/2015  •  Ensaio  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

1- Todo ser vivo possui célula. Elas contem toda a estrutura necessária para o organismo funcionar (que pode ser de uma única célula - unicelulares, ou com várias células - pluricelulares), Capacidade de se Reproduzir e deixar alguma herança genética para os descendentes, capacidade de responder a estímulos, Mutação (Alterações no material genético, para melhorias do organismo). Crescimento (Pode ocorrer de duas formas: pelo aumento do volume da célula, ou pelo aumento da quantidade de células e Somente seres vivos possuem DNA.

2- A) Eucariontes: animal e vegetal

 Procariontes: bactéria

    B) Eucariontes: são mais complexas que as procariontes. Possuem um núcleo verdadeiro, com um envoltório nuclear, DNA combinado com proteínas, cromossomos múltiplos, divisão por mitose e meiose, endomembranas e mitocôndrias presentes

Procariontes: Não possuem envoltório nuclear, cromossomo ocupa espaço na célula, DNA desnudo de proteínas. Cromossomo único, divisão por fissão binária, endomembranas e mitocôndrias ausentes, parede celular não celulósica.

3- Não, todas as células vivas possuem membrana plasmática,com a função de separar e selecionar conteúdos do meio externo para o interno e manter unido o citoplasma e todas as organelas nele existentes, todas possuem citoplasma No geral, citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo. Porém existem células sem núcleo, chamadas células anucleadas são incapazes de se dividirem produzindo descendência nuclear. Ex: eritrócito ou hemácias adultas de mamíferos

4-   Citosol: É uma complexa mistura de água, sais dissolvidos, íons e moléculas orgânicas. É basicamente a parte líquida ou aquosa do citoplasma, onde as outras partes do citoplasma, como várias organelas e partículas permanecem suspensas.

Citoplasma: É o conjunto do citosol e as organelas. Citoplasma inclui todos os componentes que podem ser encontrados no interior da membrana celular, com exclusão do núcleo.

5- Células eucarióticas são mais complexas do que as procarióticas, pois possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas.

Uma célula com núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear, desta maneira a célula possui sítios especializados e trabalho individualizado no meio intracelular. podem ser animais ou vegetais. 

.

6-   Mitocôndrias: Organela citoplasmática responsável pela respiração celular

Complexo de Golgi: faz a secreção celular.

Peroxissomos: Vesículas membranosas diretamente relacionadas ao metabolismo do peróxido de hidrogênio, substância altamente tóxica para a célula

Organoplastos: Plastos com funções variadas, armazenando substância de reserva nutritiva, hídrica, ou pigmentos destinados, por exemplo, a fotossíntese (cloroplastos)

Nucléolo: produção dos componentes ribossômicos

Núcleo: conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções celulares.

Ribossomos: produção de proteínas

Vesículas: transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula.

Retículo endoplasmático rugoso:  participa da síntese e transporte de proteínas.

Retículo endoplasmático Liso: participa do processo de transporte celular, além de participar da síntese de lipídios.

Vacúolo: atuam no processo de digestão intracelular.

Citoplasma: nele está um fluído chamado citosol, O citoplasma tem a função de albergar as organelas e favorecer seus movimentos.

Lisossomos: participam da digestão de substâncias orgânicas.

Centríolos: estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cilios.

Leucoplastos: armazenam amido

Cromoplastos: em células vegetais, contêm pigmentos não verdes;

Cloroplastos: em células vegetais, contêm o pigmento envolvido na fotossíntese (clorofila);

Citoesqueleto: Possuem filamentos proteicos, como microtúbulos, responsáveis por manterem a forma da célula, resistindo à compressão. 

7- A) Célula animal: integrantes do reino animália

Célula vegetal: integrantes do reino plantae

B) as células animais e vegetais têm alguns elementos que os diferenciam. As células vegetais possuem, além da membrana celular, uma parede celular, que lhe dá maior rigidez. Têm ainda o vacúolo maior, para poder armazenar uma maior quantidade de água que necessita e fazer a regulação osmótica, e os cloroplastos, utilizadas na fotossíntese. Os vacúolos nas células animais são raros.

De resto, possuem as mesmas estruturas, que têm uma função idêntica em ambos os tipos de células.

8- (F)  nem toda célula unicelular é procarionte

(F) nem toda célula unicelular é eucarionte

(V) pode ser Procarionte (bactérias) ou Eucarionte ( protozoários)

(F) ou o organismo possui carioteca e é eucarionte ou ele não possui e é procarionte

9- c

10- b

11- d

12- b

13-  o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou “quebra” de compostos. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (575.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com