TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixão Do Oceano Pacífico

Artigos Científicos: Lixão Do Oceano Pacífico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício 1

Fazer uma resenha, de no mínimo 15 linhas, dos filmes Sopa Plástica- o Lixão do Oceano Pacífico e Os impactos ambientais provocados - Planeta - Parte 1. A resenha tem que englobar economia circular, logística reversa e aproveitamento de resíduos.

Os links para os filmes são:

Sopa Plástica- o Lixão do Oceano Pacífico

http://www.youtube.com/watch?v=XwvYzmk-NjY

Os impactos ambientais provocados - Planeta - Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=FwE5tZtqMQc

Resenha:

A poluição em um todo é de toda responsabilidade humana. O lixo é descartado de forma incorreta ou até mesmo esquecido. O mau descarte destes dejetos está afetando diretamente o meio ambiente, e, que por fim de certa forma retornam a afetar a vida dos seres humanos.

O lixo localizado no oceano pacífico está sendo ingerido por animais até mesmo criando deformações nos moradores, que se alimentam unicamente do que extraem, do convívio por meio do grande oceano, ou estão sendo levadas para ilhas pouco habitadas que já foram um paraíso. Do total, 27% desta massa de lixo são sacolas plásticas de supermercado.

Porém o lixo não só contamina o oceano como também cidades, municípios, nascentes, rios dentre outros.

Hoje, no Brasil e em outros países, o descarte de lixo é feita em um terreno estruturalmente “apropriado” (aterro sanitário).

Alguns, poucos, possuem o processo de separação de material, porém outros apenas são ateados fogos contaminando o ar e o meio ambiente com suas partículas.

Grandes partes do lixo provem de áreas urbanizadas onde há um grande número de consumidores, usuários de diversos materiais descartáveis.

Além do interesse social, os compromissos internacionais são de interesse governamental, industrial e mundial, que todo material exposto ao comércio tenha uma pré-destinação após o consumo para o descarte correto, utilizando da logística reversa ou o reaproveitamento de resíduo.

Por exemplo, para o descarte de aparelhos eletrônicos, primeiramente deveria haver um local apropriado de descarte, ou retornariam a sua origem de fabricação, onde por fim, cada um teria sua responsabilidade da melhor forma de descarte ou reciclagem. Isto deve ocorrer com todo e qualquer tipo de material, sejam eletrônicos, plásticos, vidros, borracha, metais, rejeitos, líquidos e outros.

Com este processo bem definido, a quantidade de lixo será diminuída, o meio ambiente estará menos prejudicado e a responsabilidade social terá uma herança ecologicamente correta, agregando também a economia circular, como fonte de geração de renda.

A tendência é rever o conceito do lixo, sendo necessário que a população mundial tenha o hábito de se importar e respeitar o meio ambiente, afinal a população sobrevive de recursos naturais e são eles os mais afetados também considerando que o “lixo” pode se tornar uma forma de ressocializar indivíduos excluídos da sociedade bem como gerar renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com