TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia do Oceano Azul: aplicação na Chilli Beans

Trabalho acadêmico: A Estratégia do Oceano Azul: aplicação na Chilli Beans. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  1.358 Visualizações

Página 1 de 6

A Estratégia do Oceano Azul: aplicação na Chilli Beans

Tem-se como objetivo principal mapear o mercado de venda de óculos de sol em Natal, numa perspectiva de identificar nichos de mercado, como o mercado de óculos de grau, mercado no qual a Chilli Beans pretende ingressar, identificar produtos concorrentes similares ou não, traçar o perfil do cliente de óculos escuros de Natal e propor sugestões para a empresa Chilli Beans continuar inovando e aumentando sua produtividade. A estratégia do Oceano Azul servirá como uma ferramenta de análise e facilitará a tomada de decisões. O perfil da empresa Chilli Beans não é novidade para os clientes, por isso, o mais importante é definir estratégias capazes de identificar algo novo no mercado, através do conhecimento do cliente sobre o produto. As estratégias de comércio devem ser focadas nos clientes. A partir daí é que se inicia a complexidade de um mercado, que envolve a produção, o design, o marketing, a relação com o varejo e com os fornecedores.

Fernando Antônio, 19 de outubro de 2010

inShare.

Caracterização da organização

A Chilli Beans é a maior rede brasileira especializada em óculos escuros. Com essência apimentada, a marca tem como objetivo provocar renovações de visual e comportamento. Para isso, mantém mais de 200 endereços exclusivos no Brasil, além de pontos em Portugal e nos Estados Unidos. Também patrocina shows, festas, esportes e ações sociais - sempre contemplando a originalidade, o bom humor e a diversidade.

Produtos

Óculos Escuros A Chilli Beans lança cerca de dez modelos de óculos escuros por semana, um mix que atende do público infantil ao adulto. As linhas se dividem em Kids, Clássico, Metal, Esporte, Trend, Brasil e Special, todas com proteção UV. Relógios A linha de relógios segue o mesmo conceito aplicado à coleção de óculos, com lançamentos quinzenais para pessoas de todos os estilos, do clássico ao moderno. São cerca de 200 opções com design exclusivo e tecnologia inovadora. Entre os materiais utilizados estão o aço inoxidável, brass, alumínio, silicone, PU, couro e fibra de carbono. Acessórios Os acessórios complementam a linha de óculos escuros da Chilli Beans. São sprays limpa-lentes, estojo rígido, flanela, sicurezza (cordão) e presilha porta-óculos para carro. Além disso, a marca lança produtos com edição limitada como bonés, camisetas, bolsas e outros acessórios que compõem o visual de um público atualizado com as tendências de moda.

Formato

A Chilli Beans trabalha com dois formatos de ponto-de-venda: quiosque e loja. O quiosque oferece infra-estrutura simplificada, ideal para corredores de shoppings e galerias. Conta com layout moderno e fácil acesso aos produtos. As lojas Chilli Beans, por sua vez, dispõem de infra-estrutura completa, com arquitetura padronizada, ambiente clean e expositores abertos. Sem perder o conceito do quiosque, estimula o contato direto dos clientes com o mix de produtos e com a marca.

Tecnologia

Espelho Digital Ferramenta de alta tecnologia desenvolvida com exclusividade para a Chilli Beans. Câmeras adaptadas em telas planas com sistema touch screen filmam o cliente e congelam a imagem. Dessa forma, o cliente escolhe com mais facilidade seus óculos e ainda pode enviar as imagens para o endereço eletrônico desejado. O Espelho Digital é também um recurso de marketing, capaz de comunicar campanhas, promoções, fazer pesquisas de opinião, captar mailings e, mais importante, criar uma experiência entre consumidor e marca. Fotômetro digital UV 400 O fotômetro, disponível em todos os pontos-de-venda, é um moderno aparelho que testa a as lentes e permite comprovar, de forma rápida e precisa, a proteção UV dos óculos Chilli Beans. Cuidado total com os olhos do consumidor.

Modelo Teórico

Os oceanos vermelhos representam o espaço de mercado conhecido. No mercado de óculos a competição é muito acirrada e muitos dos fatores estratégicos são analisados a partir dos oceanos vermelhos. A Chilli Beans é uma empresa que já faz parte do mercado de óculos de sol, desenvolvendo e implementando estratégias para vencer a concorrência. Da mesma forma, a Chilli Beans pretende ingressar no mercado de óculos de grau, e para isso precisa concentrar seus esforços na estratégia, através do estudo do oceano vermelho, aceitando os principais fatores restritivos, o território limitado e a necessidade de derrotar os seus inimigos para alcanças seus objetivos.

Seguindo esse princípio, o objetivo e aplicação dos questionários foram de mapear o mercado já existente de óculos de sol e verificar o nível de aderência do público a um novo nicho de mercado: o de óculos de grau. A partir daí, as informações serviram para a formação de uma matriz de valor baseada nas respostas dos questionários e nas entrevistas realizadas com empresários da área.

Com o mercado mapeado, é possível direcionar os esforços estratégicos para criar um novo mercado de óculos de grau que torna irrelevante a concorrência. É o chamado Oceano Azul. Para isso a inovação de valor é a ferramenta necessária para explorar um mercado desconhecido. A matriz de valor pode então ser alterada com as propostas de inovação e auxiliar os gestores para alcançarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com