TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Monografias: Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 2

Uso correto de Mochilas

Pesquisadores afirmam que cerca de 85 % das pessoas apresentam pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida e para piorar, cerca de 90% das pessoas reincidem, isto é, quem teve um episódio de dor nas costas possui 90% de chance de ter novamente. Entre tantos fatores que podem contribuir para a produção dessas dores é uso inadequado de mochilas em determinada época da vida pode levar crianças e adultos a terem maior frequência de dor nas costas.

O excesso de peso proporcionado por mochilas pesadas e o uso incorreto das mesmas, podem desencadear desconfortos musculares na região da coluna vertebral e membros superiores. As lesões e os problemas mais frequentes são: presença de dores nos ombros e na coluna vertebral (cervical, dorsal e lombar), devido a distensões musculares; presença de desvios posturais, tanto no plano sagital (hipercifose torácica) quanto no plano frontal (escoliose), de origem muscular; lesões abrasivas nos ombros; irritabilidade e fadiga.

Como a maioria das mochilas não segue qualquer critério ergonômico, apenas servindo-se de aspectos puramente estéticos, é importante que quem vá usar a mochila esteja presente no ato da sua compra para experimentá-la e verificar se sua adaptação ao corpo é a ideal. É comum, por exemplo, observar mochilas com uma inserção conjunta das alças na parte superior, como um Y e este detalhe impede que se posicione a mochila adequadamente, que sempre ficará abaixo da posição ideal.

Limites Apropriados para o uso da Mochila Modo Ideal de Posicionamento

O uso de maletas ou mochilas de rodinhas pode ser uma alternativa para prevenir o problema, porém não devem ser usada com peso excessivo. É fundamental que fiquem atentos à postura, à regulagem das mochilas e a qualquer reclamação. Ao primeiro sinal de dor devem procurar um médico especialista para uma avaliação detalhada.

Cuidados básicos para o uso adequado da mochila:

- Não carregar na mochila mais do que 10% de seu peso; Se você pesa 60 quilos, a mochila pode ter, no máximo, 60 quilos.

- Nunca carregá-la com apenas uma das tiras passada pelos ombros, pois isso pode provocar escoliose;

- As tiras devem ser preferencialmente acolchoadas e ajustadas de forma que a mochila fique rente ao corpo;

- As tiras devem ser tensionadas para que a mochila fique bem junto ao corpo e 5 cm acima da linha da cintura.

- Sempre observar se o peso esta distribuído de forma uniforme

- Dê preferência para mochilas com poucos bolsos. A diversidade de compartimentos pode ser um atrativo para carregar objetos inúteis.

Fonte: https://literaturadobrasil.websiteseguro.com/materia.php?guia=14

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com