TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua Brasileira De Sinais

Casos: Língua Brasileira De Sinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE

1) O que os pilares da educação bilíngue (Língua de Sinais e Língua Portuguesa/Mo¬dalidade escrita) defende de acordo com os pressupostos da educação inclusiva? Justifique sua resposta.

Os pilares da educação bilíngue para surdos defendem o di¬reito e a necessidade desses indivíduos adquirirem a língua de si¬nais como primeira língua no contato com surdos adultos usuários dessa língua (LODI, 2000) e a língua majoritária do país como se¬gunda. A educação bilíngue, ou o bilinguismo, tem como objetivo educacional tornar presentes duas línguas no contexto escolar, no qual estão inseridos alunos surdos (LACERDA, 2006). Além da pre¬sença da língua de sinais, o currículo de uma escola bilíngue deve se orientar, também, pelas questões sociais, políticas e culturais da comunidade surda (KYLE, 1999).

O bilinguismo tem sido considerado como a abordagem que pode propiciar ao surdo as condições, ainda não encontradas na escola, de que necessita para realizar seu potencial. (CRC, Centro Universitário Claretiano)

• Como podemos notar, a questão da inclusão de surdos no ambiente escolar de ouvintes vem se destacando em relação a inclusão, mas sabemos que isso não faz parte da realidade pelo fato de que é recente a educação bilíngue, devemos contar com quem já faz parte desse mundo da língua de sinais, inclusive pelo fato de que podem nos ajudar a lidar melhor com crianças, adolescentes e até adultos que fazem parte da educação inclusiva, incluindo a língua de sinais, vemos a importância da língua de sinais antes mesmo da abordagem da língua portuguesa escrita e entendida por eles, pelo fato de que se trata de algo muito complexo, primeiramente devemos nos comunicar para depois ensinar, podendo assim contarmos com pessoas surdas nas salas de aula para nos orientar e ajudar na formação de surdos.

Também devemos contar e incentivar pais e familiares a desenvolverem a língua de sinais para melhor desenvolvimento dessas pessoas.

2) Foi apresentado na Unidade 2 que, a prevenção e a detecção precoce da deficiência auditiva ainda são as melhores atitudes a se tomar, identifique nos três níveis de prevenção duas ações que podem ser desenvolvidas em cada um desses níveis.

a) A atenção primária à saúde compreende o período pré-patogê¬nese. Nesse período, podem ser adotados os seguintes procedimentos:

• Medidas de imunização para combater a rubéola, a me¬ningite e a caxumba, doenças relacionadas à deficiência auditiva;

• Assistência à saúde da gestante e do neonato, contro¬lando as infecções maternas, administrando de maneira criteriosa medicamentos, especialmente os ototóxicos, ou seja, aqueles que podem prejudicar a audição.

b) A atenção secundária à saúde refere-se ao período de iden¬tificação e de tratamento precoce dos distúrbios da audição. Algu¬mas ações para prevenir a deficiência auditiva neste nível são:

• Estar atento ao desenvolvimento da audição, fala e lin¬guagem da criança, não deixando para mais tarde uma consulta com o médico a fim de esclarecerem suspeitas quanto à normalidade de seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com