TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METABOLISMO DE AMINOÁCIDOS, CARBOIDRATOS, LIPÍDEOS E ÁCIDOS NUCLEICOS

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

ASSUSENA LIMA GALVÃO

CÍNTIA CLINE DE OLIVEIRA

LIANE SAMPAIO FERREIRA

LUCIANA DA SILVA MELO

MYLENA CUNHA MAGALHÃES COTRIM

THAYS HELLENA DE MORAES DOS SANTOS

METABOLISMO DE AMINOÁCIDOS, CARBOIDRATOS, LIPÍDEOS E ÁCIDOS NUCLEICOS.

NITEROÍ- RJ

2014

ASSUSENA LIMA GALVÃO

RA: 9896548988

CÍNTIA CLINE DE OLIVEIRA

RA: 9063446263

LIANE SAMPAIO FERREIRA

RA: 9024454200

LUCIANA DA SILVA MELO

RA: 9088452353

MYLENA CUNHA MAGALHÃES COTRIM

RA: 9896545293

THAYS HELLENA DE MORAES DOS SANTOS

RA: 9896537763

METABOLISMO DE AMINOÁCIDOS, CARBOIDRATOS, LIPÍDEOS E ÁCIDOS NUCLEICOS.

Relatório parcial 2 da Atividade Prática Supervisionada (ATPS) de Biquímica da Medicina Veterinária da Universidade Anhanguera.

Orientador: Carlos Maurício Ribeiro

NITERÓI- RJ

2014

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        

2-        METABOLISMOS        

2.1-METABOLISMO DE AMINOÁCIDOS        

2.2-METABOLISMO DE CARBOIDRATOS        

2.3-METABOLISMO DE LIPÍDEOS        

2.4-METABOLISMO DE ÁCIDOS NUCLÉICOS        

3-CONCLUSÃO        

4-REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

  1. METABOLISMOS

        2.1-METABOLISMO DE AMINOÁCIDOS

                A composição biomolecular dos aminoácidos é formada por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio(N) que se ligam covalentemente. Alguns aminoácidos podem conter enxofre  em sua composição.

[pic 1]

        Os aminoácidos possuem um grupo carboxílico (COOH), um grupo amina (NH2) e uma molécula de hidrogênio (H), ligados a um átomo de carbono, chamado de carbono alfa. E a este mesmo carbono também é ligado um radical que pode variar de acordo com o aminoácido, podendo ser um simples átomo de hidrogênio (H), como é o caso da glicina até grupos bem mais complexos.

        O constituinte monomérico da proteína é o aminoácido, pois ela é formada somente de um segmento, que é o próprio aminoácido, comportando os 20 tipos destes.

[pic 2]

        A figura acima demonstra a formação da proteína (polímero linear de aminoácidos unidos por ligações peptídicas) por 20 aminoácidos diferentes.

        Então podemos concluir que a proteína é constituída de macromoléculas, devido ser formada de 20 tipos de aminoácidos distintos e por ser uma molécula orgânica de elevada massa molecular relativa, daí o nome macromolécula.

        2.2-METABOLISMO DE CARBOIDRATOS

                Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, na sua composição há carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O) que se ligam covalentemente, podendo ser do grupo aldeído ou cetona dependendo de onde está localizada a carboxila. Os carboidratos são divididos em três partes: Monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

EX: Composição molecular dos monossacarídeos

 [pic 3]

        O constituinte monomérico do polissacarídeo é o carboidrato, pois ele é formado somente de um segmento, que é o próprio carboidrato.

[pic 4]   [pic 5]

        As macromoléculas são formadas pela condensação de monossacarídeos, unidos entre si pelas ligações glicosídicas, tendo alto peso molecular, e podem ter cadeias lineares, ramificadas e cíclicas. Os polissacarídeos de menor peso molecular são solúveis em água e, esta solubilidade diminui com o peso da molécula e com associações entre moléculas. Aqueles mais insolúveis são os encontrados nas paredes celulares e sua função nos vegetais é a de reforçar e estrutura, por isso são denominados polissacarídeos estruturais. Nomenclatura - São designados pelo sufixo “ana”, assim, glucose dá origem a glucanas; arabinose dá origem a arabinana ou arabanas. Também são denominados por nomes já consagrados pelo uso como amido, celulose, pectinas, por exemplo.

        2.3-METABOLISMO DE LIPÍDEOS

                Os lipídeos são compostos de carbono extraídos das células e tecidos por solventes orgânicos não polares. Eles também são conhecidos como triglicerídeos que é o produto da reação (soma) entre o ácido graxo e o glicerol liberando molécula de água, logo esse lipídeo é formado por 3 ésteres. Ácidos graxos distintos dão origem a lipídios com diferentes grupos de radicais (R, R’, R”). A estrutura biomolecular dos lipídeos é constituída de moléculas de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O) que se ligam covalentemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (451.5 Kb)   docx (614.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com