TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MISTAS MOTORAS E SENSORIAS NERVOS

Trabalho Escolar: MISTAS MOTORAS E SENSORIAS NERVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 4

Medula Espinhal

A medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, que se inicia logo abaixo do bulbo, no forame magno, atravessando o canal das vértebras, estendendo-se até a primeira ou segunda vértebra lombar, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento. A medula espinhal ocupa toda a extensão do canal vertebral no indivíduo adulto. Da ponta da medula espinhal sai um filamento terminal, que vai até o cóccix.

Nevos Sensitivas

Os nervos sensitivas são fibras nervosas. Os nervos sensitivas que conduzem impulsos dos órgãos dos sentidos para o sistema nervoso central. Algumas fibras sensitivas atuam no que se diz respeito a informações relativas às condições musculares do indivíduo.

As fibras sensitivas levam impulsos das células para o sistema nervoso central. As lesões do nervos sensitivos, após emergirem da medula e formarem o plexo sacral e braquial, os nervos seguem para os membros superiores e inferiores com nomes próprios, cada qual com suas funções sensitivas. Os ferimentos nos braços e pernas que atingem estes nervos podem causar déficits nos movimentos e na sensibilidade, e devem ser reparados cirurgicamente através de suturas microcirúrgicas. No tratamento cirúrgico, com auxílio de lupas ou microscópios, o microcirurgião deve identificar os dois cotos do nervo, ressecar as extremidades dos cotos (neuroma e clima) até encontrar tecido nervoso sádico, e efetuar a sutura microcirúrgica. Quando após esta ressecção as extremidades não conseguirem se tocar sem tensão, para uma sutura direta, será necessária a interposição de uma ponte de enxerto, sendo o mais utilizado o nervo surreal da perna, mas também existindo materiais sintéticos com esta função (neuróticos).Após a reparação do nervo, direta ou com enxerto, os axônios voltam a crescer, porém desta vez encontram a sua frente o antigo trajeto do nervo que os continha e seguem por este caminho até os seus órgãos alvo, pele nos nervos sensitivos.

Nervos Misto

Os nervos misto são responsáveis por aspectos relacionados à gustação.

Alguns nervos podem ser mistos e serem compostos tanto por fibras aferentes como eferentes. Já os nervos mistos contêm tanto fibras sensitivas quanto motoras e conduzem impulsos nos dois sentidos, das diversas regiões do corpo para o sistema nervoso central e vice-versa.

Nervos Misto são relacionado aos batimentos cardíacos, funcionamento dos pulmões e sistema digestório, fala e deglutição. Os nervos misto se caracterizam pelos distúrbios e lesões traumáticas que levam a um comprometimento das raízes nervosas espinhais e nervos periféricos. Podem atingir em determinados estágios as regiões motoras e sensitivas. As lesões pode ocorrer dor considerada mista, que apresenta origens nociceptivas e neuropáticas, como cervicobraquialgias (dor cervical que se irradia pelo membro superior), lombociatalgias (dor lombar que se irradia para a nádega e face posterior da coxa, podendo estender-se até o pé), radiculopatia cervical, torácica e lombar (resultante de compressão ou irritação de um nervo que sai da coluna vertebral), dor oncológica (derivada de um câncer) e neuropatias compressivas (em razão da compressão de nervos periféricos).

Como foi possível perceber, a dor pode ter inúmeras causas. O diagnóstico bem feito por um profissional capacitado, com a colaboração do paciente, pode ser a chave para a indicação adequada de tratamento e consequente melhoras da qualidade de vida do paciente.

Nervos Motores

Os nervos motores cujos axônios terminam todos em fibras musculares e estimulam a contração. Nervos motores são os que contêm somente fibras motores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com