TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MITOSE E MEIOSE

Dissertações: MITOSE E MEIOSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  1.108 Visualizações

Página 1 de 5

CICLO CELULAR- É todo o período entre o surgimento da célula e o aparecimento de suas células-filhas;

Sua duração pode depender: do tipo de célula, de fatores externos: temperatura, oferta de alimentos, presença de substâncias capazes de induzir ou inibir a divisão celular.

A divisão nuclear tem duas formas:

MITOSE (ou não reducional - Equatorial) – a célula mãe e a filha tem o mesmo complemento genético da célula mãe;

MEIOSE (ou reducional) – o produto, gameta em animais e esporo em vegetais superiores, tem metade do material genético dos pais.

A divisão celular acontece em 2 processos: o citoplasmáticos (citocinese), e o nuclear (cariocinese).

INTERFASE E DIVISÃO CELULAR: Não pertence ao fenomeno mitotico ; durante a interfase, as celulas crescem,o material genetico(DNA) se duplica, formam-se novas organelas citoplasmaticas e a celula acumula energia para continuar o processo. Período entre uma divisão celular e outra ,caracteriza-se por um intenso metabolismo.

Composta por 3 fases:

G1(sintese proteica): intensa atividade metabolica(sintese de proteinas,enzimas,RNA e tbm organelas celulares)

Periodo imediatamente apos a formação da celula.Quando em G1, a celula não recebe estimulo para iniciar uma nova divisão celular, fica exclusivamente para realizar sua atividade celular.EX: neuronios permanecem em G1.Duração: 12 horas

S(duplicação do DNA): a cromatina passa a ser constituida por 2 cromatides,unidos por um centromero;Responsavel por desencadear a divisão celular,alem de garantir q as celulas- filhas recebam as informações geneticas que determinam suas caracteristicas; Duplicação das cromatides dos cromossomos,ficando cm cada cromossomo cm 2 cromatides-irmãs unidas pelo centromero;Tbm ocorre duplicação dos centriolos da celula,organelas responsaveis por parte importante da duplicação; Ao final desta etapa, a celula contara cm seu DNA duplica e passara então para fase seguinte,G2.

G2: Nesta fase dá-se a sintese de biomoleculas necessarias a mitose e crescimento celular e duplicação de centriolos; Apos a separação dos centriolos para os pólos da celula, ocorre a formação de um sistema com importante participação durante a divisão celular: o fuso mitotico ou fuso cariotetico; Ao final desta fase a celula completa seu crescimento e está preparada para mitose.

MITOSE= produz celulas filhas identicas a celula mãe; Cada celula contem exatamente o mesmo numero de cromossomos da celula mãe; Esse processo ocorre durante o crescimento de um individuo e nos processos de regeneração,constitui tbm a base de alguns processos de reprodução assexuada, cmo a bipartição ou cissaparidade e brotamento.; Tal processo é responsavel pela multiplicação dos individuos unicelulares e pelo crescimento dos pluricelulares,por realizar o aumento do numero de celulas;

IMPORTANCIA: crescimento,renovação tecidular,regeneração celular e reprodução assexuada.

FASES DA MITOSE: PROFASE,METAFASE,ANAFASE E TELOFASE.

PROFASE: Nessa fase a carioteca e o nucleo desaparecem ,os cromossomos se condensam e os centriolos se duplicam formando asteres e fibras do fuso mitotico...fase mais demorada.

- espiralização da cromatina-individualização dos cromossomos;

-Afastamento dos centriolos para os polos- formação do fuso mitotico;

-Desaparecimento dos nucleos e inicio da ruptura da membrana nuclear;

- os centriolos migram para os fusos da celula e formam o fuso mitótico;

- os cromossomos ja formados se movem e se unem a uma fibra d fuso pelo centromero

METAFASE( fase do meio) : Os cromossomos presos ás fibras polares através das fibras das fibras cinetocoricas encontram-se alinhadas em um mesmo plano na região equatorial da celula; esse plano recebe o nome de placa equatorial.;enquanto os cromossomos permanecem estacionarios ,verifica- se no citoplasma intensa mivimentação de particulas e organelas,que se dirigem equitativamente para os polos opostos da celula;

ANAFASE( fase de cima) : Inicia-se no movimento em que o centromero de cada cromossomo duplicado divide- se longitudinalmente,separando as cromatides irmã....Ocorre a separação das cromátides-irmãs, cada cromátide possui o seu próprio centrômero e é agora um cromossomo. Os cromossomos alongam-se devido a desespiralização e migram para os respectivos pólos do fuso.

TELOFASE(fase final) : a carioteca se reorganiza ,os cromossomos se descondensam, o cinetocoro e as fibras cinetóricas desaparecem e o nucleo se reorganiza( inicia- se a sintese e RNA e consequentemente o nucleo reaparece...Desaparecimento das fibras do fuso. Organização da carioteca e do nucléolo. Desespiração dos cromossomos. Fim da cariocinese e inicio da citosinese:

Divisão citoplasmática: Em animais: citocinese centrípeta/Em plantas: citocinese centrífuga.

MEIOSE: Mecanismo de divisão celular caracterizado por 2 periodos distintos envolvendo transformaçoes e rearrannjos estruturais dos cromossomos(molecula de DNA)...Um momento reducional(separação dos cromossomos homologos) e outra equatorial( separação das cromatides imãs)

Leva à formação das células reprodutivas maduras ou gametas pela redução de células diplóides (2n) para haplóides (n): A meiose ocorre apenas nas células germinativas masculina e feminina.

Durante este processo, os cromossomos são duplicados somente uma vez precedendo a primeira de duas divisão.

IMPORTANCIA:Redução do número de cromossomos a metade

FINALIDADES: Produção de gametas em animais e esporos nas plantas

Divisão I: Separação dos cromossomos homólogos.

Prófase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com