TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitose E Meiose

Monografias: Mitose E Meiose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  2.046 Visualizações

Página 1 de 3

MITOSE

A mitose é o processo de reprodução celular que ocorre em grande parte das células durante parte do ciclo celular. Resumidamente, a mitose é o processo pelo qual uma célula diplóide dá origem a duas outras células diplóides, idênticas à célula-mãe e entre si. Isso quer dizer que uma célula com certo número de cromossomos (no caso humano, seriam 46) originaria outras duas células idênticas a essa, e eventualmente, iguais entre si.A mitose está dividida em 4 fases, mas antes de estudá-las é preciso conhecer o ciclo celular, que por sua vez, está dividido em duas fases.

1. Prófase:Neste momento, a cromatina (DNA) que antes estava descondensada, começa a se condensar. Os centríolos (uma organela) vão afastando-se para os pólos criando fibras, chamadas Fibras do Fuso Acromático. A membrana nuclear desaparece junto com os nucléolos.

2. Metáfase:A principal característica da metáfase é a disposição dos cromossomos (cromatina) bem no centro da célula, formando o que se chama de Placa Equatorial. Para tal disposição, os cromossomos condensam-se totalmente e unem-se às fibras do fuso por meio dos centrômeros, que seriam como o “meio do cromossomo”. É nessa fase que se dá o estudo do cariótipo.

3. Anáfase:É a fase da separação. As fibras do fuso se encurtam em direção aos pólos levando consigo cromátides (partes) dos cromossomos, que passam a constituir um cromossomo independente cada. Lembre-se que, na mitose, uma célula diplóide com 6 cromossomos, por exemplo, vai originar outras duas células diplóides com 6 cromossomos cada uma. E é na anáfase que está o segredo: como uma célula de 6 cromossomos precisa originar 12 cromossomos, ela divide-se em partes durante a anáfase.

4. Telófase:Com os cromossomos já nos pólos junto aos centríolos, a cromatina começa a se descondensar, ressurgem a membrana nuclear e os nucléolos, e a célula se divide. A divisão em si é chamada citocinese. A citocinese pode-se dar de duas formas, de acordo com a célula em questão: se for uma célula vegetal a citocinese é centrífuga; se for uma célula anima, a citocinese é centrípeta. Após a telófase, as células voltam à interfase.

MEIOSE

Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade.Nos organismos de reprodução sexuada a formação de seus gametas ocorre por meio desse tipo de divisão celular. Quando ocorre fecundação, pela fusão de dois desses gametas, ressurge uma célula diplóide, que passará por numerosas mitoses comuns até formar um novo indivíduo, cujas células serão, também, diplóides.Nos vegetais, que se caracterizam pela presença de um ciclo reprodutivo haplodiplobionte, a meiose não tem como fim a formação de gametas, mas, sim, a formação de esporos. Curiosamente, nos vegetais a meiose relaciona-se com a porção assexuada de seu ciclo reprodutivo.A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides (três no caso da oogênese) geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada.A meiose conduz à redução do número dos cromossomos à metade. A primeira divisão é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com