TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitose e Meiose Desenvolvimento

Projeto de pesquisa: Mitose e Meiose Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  2.493 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Salgado de Oliveira

Pró-reitoria Acadêmica

Curso de Farmácia

Profª: Glória

Juliana Lima

ÓRGÃO REPRODUTOR FEMININO

Niterói

2013

Sumário

I - Introdução p.2

II - Desenvolvimento p.4

2.1 - Mitose p.4

2.1.1 - Interfase p.4

2.1.2 - Prófase p.4

2.1.3 - Prometáfase p.5

2.1.4 - Metáfase p.5

2.1.5 - Anáfase p.6

2.1.6 - Telófase p.7

2.2 - Meiose p.8

2.2.1 - Prófase I p.8

2.2.2 - Prometáfase I p.8

2.2.3 - Metáfase I p.8

2.2.4 - Anáfase I p.8

2.2.5 - Telófase I p.9

2.2.6 - Intercinese p.9

III - Conclusão p.10

Introdução

Mitose e Meiose são dois processo de divisão celular onde na Mitose a célula copia a si mesma em duas novas células e mantém as mesmas características da célula mãe, inclusive a quantidade de pares de cromossomos. Exemplo: A divisão de células para sarar um ferimento.

Já na meiose, a célula se divide em quatro novas células com metade do pares de cromossomos da célula mãe. Exemplo: os Espermatozóides e os Óvulos.

II - Desenvolvimento

2.1 - Mitose

A mitose ou divisão indireta ocorre nas células somáticas da maior dos organismos, sendo também designada por divisão celular somática. É através desse processo que se verifica o crescimento dos pluricelulares.

Ela consiste na divisão de urna célula em duas, ocorrendo uma divisão longitudinal dos cromossomos, que se distribuem eqüitativamente às células filhas, permanecendo, assim, constante o número de cromossomos por célula. As divisões do núcleo e citoplasma, na mitose, são denominadas cariocinese e citocinese, respectivamente. A célula em mitose apresenta uma figura mitótica constituída das partes cromática e acromática. A primeira compreende os cromossomos e nucléolos, e a segunda o centro celular e fuso fibrilar.

Didaticamente, a mitose pode ser subdividida em cinco fases: primeira fase prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

2.1.1 - Interfase

O período que separa duas divisões consecutivas é denominado terfase. Nesse período os cromossomos são pouco perceptíveis, sendo, porém, observáveis suas regiões heterocromáticas.

Após a duplicação do ADN, que ocorre na interfase, cada cromossomo mitótico é constituído de dois filamentos denominados cromonemas, unidos pelo centrômero. O nucléolo ou nucléolos são ainda facilmente visíveis

2.1.2 - Prófase

Ao iniciar-se a prófase os cromossomos, que já são duplos, apre¬sentam-se como filamentos delgados, espiralados longitudinalmente, e bem perceptíveis. Durante a prófase, os crornossomos sofrem encurralamento e espessamento. Eles distribuem-se por todo o núcleo, mantendo certo afastamento entre si. Observa-se que o nucléolo ou nucléolos vão se tornando cada vez menos perceptíveis.

O centríolo divide-se deslocando-se os dois resultantes para pólos opostos. Surge ao redor de cada centríolo o áster, e entre os centríolos organiza-se um conjunto de filamentos de origem citoplasmática, que constitui o fuso central. Nos vegetais geralmente falta o centro celular, sendo a mitose anastral, enquanto que nos animais e plantas com centro celular a mitose é astral ou anfiastral.

Os cromossomos iniciam um movimento para a periferia do núcleo, iniciando-se a prometáfase.

2.1.3 - Prometáfase

Caracteriza-se pela desintegração da membrana nuclear, com exceção de certos protozoários e algumas formas mais elevadas, onde a mitose é intranuclear. Na prometáfase o nucléolo desaparece, os cromossomos espiralizam-se e separam-se longitudinalmente. Apesar da replicação do ADN já ter ocorrido na interfase, os filamentos somente se afastam na prometáfase. Cada cromossomo fica constituído por duas cromátides presas entre si na região do centrômero.

Nessa fase de divisão os cromossomos convergem para a região equatorial da célula.

2.1.4 - Metáfase

A metáfase compreende o período entre o final do movimento de -convergência dos cromossomos para o equador da célula e o início do movimento de divergência dos mesmos para os pólos.

O fuso é constituído de microtúbulos, denominando-se fibras cromossômicas ou fibras do manto as que vão do centro celular ao cromossomo e fibras continuas as que vão de um pólo a outro, sem estarem ligadas aos centrômeros.

Os cromossomos dispõem-se nas fibras pela região do centrômero formando a placa equatorial eqüidistante dos dois pólos. Nas células animais os cromossomos distribuem-se em forma radial na periferia do fuso, enquanto que nas células vegetais se dispõem irregularmente ocupando todo o plano equatorial. Observou-se que em ambos os casos podem aparecer situações intermediárias. Geralmente, quando existem cromossomos pequenos, estes se localizam preferencialmente no inte¬rior e os maiores ficam, geralmente, na periferia.

2.1.5 - Anáfase

Os centrômeros dividem-se simultaneamente em todos os cromos¬somos e os resultados repelem-se, iniciando-se a separação das cromá¬tides pelas suas partes proximais, em relação ao centrômero. O deslo¬camento das cromátides é autônomo e depende do afastamento entre as constrições primárias. Como resultado desse movimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com