TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitose E Meiose

Monografias: Mitose E Meiose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 5

Divisão Celular (Mitose e Meiose)

INTRODUÇÃO

A célula é a unidade básica da vida e os sistemas vivos crescem pela multiplicação de células. Nos organismos unicelulares, as células crescem até certo tamanho pela assimilação de material do ambiente e pelo uso desses materiais em novas moléculas funcionais e estruturais. Ao atingirem um dado tamanho, dividem-se. As células-irmãs, cada qual metade em tamanho da célula original, crescem por sua vez. No organismo unicelular, a divisão celular pode ocorrer todos os dias ou mesmo em intervalos de poucas horas, produzindo uma sucessão de organismos potencialmente imortais. Em muitos animais e plantas unicelulares, a divisão celular é o meio pelo qual o organismo cresce e também o meio pelo qual tecidos lesados ou gastos são substituídos ou reparados. Em todos esses exemplos, as células produzidas são estrutural e funcionalmente semelhantes entre si e às células parentais.

Ciclo Celular

O ciclo vital celular compreende a interfase e a mitose. A maior parte da vida celular corresponde à interfase, caracterizada pela intensa atividade bioquímica, que permite a duplicação cromossômica e o crescimento celular.

INTERFASE

Na interfase há três períodos: G1, S e G2.

Período G1: nessa etapa verifica-se a síntese de RNA e de proteínas, o que permite o crescimento da célula.

Período S: ocorre a síntese de DNA e a duplicação cromossômica.

Período G2: reduz-se a atividade celular. Conduz diretamente à mitose.

MITOSE

Na mitose, uma célula diplóide (2n) se divide e origina duas novas células diplóides (2n). Essa divisão celular permite a reprodução de organismos unicelulares (protozoários, por exemplo) e o crescimento e regeneração dos pluricelulares. A mitose foi dividida em quatro fases, para fins didáticos: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Prófase: ocorre o aumento do volume celular e a condensação (espiralização) da cromatina, que se transforma em cromossomos. Devido à duplicação cromossômica ocorrida em S, cada cromossomo se apresenta dividido em duas cromátides (cromátides-irmãs). A membrana nuclear e o nucléolo se desintegram. Os centríolos se duplicam, envolvidos pelas fibras do áster e começam a migrar para os pólos da célula, enquanto se forma o fuso mitótico (fuso acromático). No fuso mitótico se formam dois tipos de fibras: contínuas e descontínuas. As contínuas se estendem de centríolo a centríolo; as descontínuas se inserem nos centrômeros.

Metáfase: nessa fase os cromossomos estão na região equatorial da célula, atingindo o ponto máximo de condensação, sendo vistos com maior nitidez ao microscópio óptico.

Anáfase: na anáfase os centrômeros se duplicam, permitindo a separação das cromátides-irmãs. O encurtamento das fibras do fuso arrasta os cromossomos para os pólos da célula.

Telófase: ao atingirem os pólos, os cromossomos iniciam o processo de desespiralização (volta ao estágio de cromatina), enquanto desaparecem as fibras do áster e do fuso mitótico. A carioteca se reorganiza a partir do retículo endoplasmático, assim como os nucléolos. Dessa maneira, aparecem dois núcleos, iniciando-se o processo de divisão citoplasmática, conhecido como citocinese. Na região equatorial da célula surge um estrangulamento que vai se aprofundando até dividir completamente a célula. Os processos na telófase são inversos aos que acontecem na prófase.

MEIOSE

A meiose é um tipo especial de divisão celular em que uma célula diplóide (2n), após uma replicação do DNA, sofre duas divisões sucessivas, originando quatro células haplóides (n). É a divisão celular que ocorre na formação dos gametas (espermatozóides e óvulos).

Divisão 1 da Meiose (Meiose I)

Prófase I: devido a sua complexidade e duração, a prófase I foi dividida em cinco estágios (leptóteno, zigóteno,paquíteno, diplóteno e diacinese).

• Leptóteno: caracteriza-se pelo aparecimento dos cromossomos com pouca condensação, pois a duplicação já ocorreu na interfase. Os centríolos se duplicam e começam a migrar para os pólos da célula. Inicia-se a formação do áster. O núcleo e o nucléolo ainda são visíveis.

• Zigóteno: começa o pareamento dos cromossomos homólogos, processo chamado de sinapse, enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com