TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO MONIT´RIA

Por:   •  27/9/2015  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 2

        Dentre as ações cabíveis em situações em que haja descumprimento de uma obrigação por uma das partes

em um contrato , que deve efetuar o pagamento de determinada quantia ou entrega de determinada coisa  está a AÇÃO MONITÓRIA.

         A Ação Monitória é a ação pela qual o credor busca, através do Poder Judiciário, sua pretensão em receber do devedor inadimplente, desde que este seja capaz,  o pagamento de uma quantia em dinheiro ou ainda, que lhe seja entregue coisa ou cumprida obrigação de fazer ou não fazer por parte do devedor.

      Tal ação só é cabível quando o credor possui consigo uma prova escrita, diversa de título executivo e consequentemente, sem eficácia de título executivo, visando o recebimento de forma mais rápida que a de Ação de Cobrança, uma vez que a Ação Monitória segue o rito especial e a de cobrança dá-se pelo rito comum. Tal prova poderá consistir em prova oral documentada

  Trata-se de um procedimento híbrido, já que ocorre entre o processo de conhecimento e a Execução. No entanto, é imprescindível que para a propositura de tal ação, que deverá ser feita através de uma petição inicial, sejam observados alguns requisitos para que esta seja aceita e deferida, tais como a discriminação do valor devido com memória de cálculo ou, se tratar-se de obrigação de entrega de coisa certa, o valor atualizado da coisa, ou ainda, se estivermos diante de obrigação de fazer, que seja apresentado o conteúdo patrimonial perseguido.

     Diante da aceitação da inicial e estando evidente o direito do autor da ação, o juiz determinará a expedição do Mandado de Pagamento , nos casos em que tratar de pagamento de quantia em dinheiro, Entrega de Coisa nos casos em que haja a obrigação de dar ou restituir e Execução de Obrigação de Fazer ou Não Fazer. E nesse caso, o réu terá o prazo de 15 dias para cumprir o mandado, isentando-se de pagamento das custas processuais, ou ainda, no mesmo prazo, apresentar embargos que suspenderão a eficácia do mandado até que seja proferida a sentença em 1º grau. Tal recurso  independe de segurança do juízo.

     Nos embargos, poderá o réu alegar, entre outras,  que houve cobrança de valor superior ao devido indicando o valor correto a ser pago mediante demonstrativo, sob pena de rejeição liminar. E caso não apresente os embargos no prazo legal ou ainda na sentença estes sejam  rejeitados , será constituído imediatamente Título Executivo Judicial e iniciado o cumprimento da sentença através da Execução.

    Vale ressaltar que, da sentença caberá apelação  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com