TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestaçoes Ritmicas

Monografias: Manifestaçoes Ritmicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

Som

Efeito, produzido no sentido da audição, pelas vibrações dos corpos sonoros. Aquilo que impressiona o ouvido. Ruído emissão de voz. Os sons são usados de várias maneiras, muito especialmente para comunicação através da fala ou, por exemplo, música. A percepção do som também pode ser usada para adquirir informações sobre o ambiente em propriedades como características espaciais e presença de outros animais ou objetos.

Melodia

Série de sons, de que resulta um canto regular e agradável.

Conjunto de sons sucessivos, que formam frases musicais. Qualidade de um cantor agradável. Peça musical, suave, para uma só voz ou para um coro uníssono. Suavidade no cantar, no falar ou no escrever.

Aquilo que é agradável ao ouvido. São uma sucessão coerente de sons e silêncios, que se desenvolvem em uma sequência linear com identidade própria. É a voz principal que dá sentido a uma composição e encontra apoio musical na harmonia e no ritmo. Na notação musical ocidental a melodia é representada no pentagrama de forma horizontal para a sucessão de notas musicais e de forma vertical para sons simultâneos. Os sons da melodia possuem um sentido musical. A sucessão de sons arbitrários não se considera que produz melodia. Os sons que formam a melodia possuem quase sempre durações diferentes. Este jogo de durações diferentes é o ritmo. Os sons de uma melodia não têm todos a mesma música, mas alturas diferentes.

Harmonia

Estando muitas vezes relacionada com o universo da música, a harmonia musical indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido. O estudo da harmonia é essencial para o estudo da composição e por isso, a harmonia também é a arte de compor os sons simultaneamente. Enquanto a harmonia é a combinação de sons simultâneos, a melodia é a combinação de sons sucessivos. No âmbito da estética, a harmonia indica uma característica do que é considerado "bonito", e indica uma concordância entre cores, tamanhos e movimentos. No contexto mais filosófico, a harmonia faz parte da metafísica de Leibniz, que indica uma concordância que é pré-determinada, ou seja, que foi criada por Deus desde o princípio.

Figuras musicais

As figuras musicais nos permitem especificar a duração do som. Na tabela abaixo podemos ver as figuras musicais, seus nomes e seus valores relativos:

Nota Nome Valor

Breve O dobro da Semibreve

Semibreve A metade da Breve

ou o dobro da Mínima

Mínima A metade da Semibreve

ou o dobro da Semínima

Semínima A metade da Mínima

ou o dobro da Colcheia

Colcheia A metade da Semínima

ou o dobro da Semicolcheia

Semicolcheia A metade da Colcheia

ou o dobro da Fusa

Fusa A metade da Semicolcheia

ou o dobro da Semifusa

Semifusa A metade da Fusa

Conforme podemos observar, cada figura dura o dobro do tempo da figura seguinte e metade do tempo da anterior. Por exemplo, neste pequeno fragmento musical podemos ouvir dois padrões rítmicos diferentes. O som mais agudo (um som de piano) é formado por 4 Semínimas e o som mais grave (um som de percussão) por 2 Mínimas. Como a duração de cada semínima é a metade de uma mínima, ouvimos duas semínimas para cada mínima.

Notas Musicais

As notas musicais correspondem à linguagem musical, que por meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com