TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Rítmicas, Expressivas E Alternativas

Exames: Atividades Rítmicas, Expressivas E Alternativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades Rítmicas, Expressivas e Alternativas

O ritmo está presente desde a respiração até a execução de movimentos. As Atividades rítmicas e expressivas incluem as manifestações da cultura corporal, que tem como finalidade ou objetivo explorar a expressão e comunicação por meio dos gestos na presença de ritmos, sons e da música na construção da expressão corporal. Através disso, podemos citar as danças, mímicas e brincadeiras cantadas.

Sobre a História da Dança, posso destacar que Dança Primitiva foi uma das danças mais importantes naquela época e que até hoje ela vem sendo utilizada em alguns agrupamentos Humanos (tribos indígenas). Nessas eras, a dança estava diretamente relacionada à sobrevivência, no sentido de que os homens, vivendo em tribos isoladas e se alimentando de caça e pesca e de vegetais e frutos colhidos da natureza, criavam rituais em forma de dança que impediriam eventos naturais de prejudicar essas atividades. É através desta dança que vamos mostrar a nossos alunos a importância de se ter a dança Rítmica e Expressiva em Ed Física.

Tendo em vista os argumentos apresentados, só nos resta remetermos a sua prática educativa, digo, ao ensinamento. Para tanto, é preciso quebrar certos paradigmas preconceituosos, que ainda intimidam e revelam receios contemporâneos e comportamentais por parte dos alunos referentes ao dançar. Fato esse que, através das aulas de Educação Física Escolar pode-se superar. Certo disso torna-se essencial promover estímulos através de atividades rítmicas e expressivas que os possibilitem uma aproximação e apreciação com a Dança, nesse caso a Dança Primitiva.

Relacionado a Ed Física podemos promover uma aproximação dos alunos a esses conhecimentos, aos fatos históricos, simbólicos e benéficos que a Dança proporcionou aos viventes primitivos. Basta-nos ultrapassarmos a incerteza da emoção e do desânimo e, de certa forma, dar ritmo e expressão aos sentimentos e desejos dos alunos. Por fim, é preciso fazer com que eles aproveitem a exaltação do grupo (da classe), objetivando uma maior exploração de seus corpos. Abstraindo dessa prática, o conhecimento da cultura corporal do movimento, a integração dos mínimos cognitivos, afetivos, sociais e motores.

REFERENCES

http://www.efdeportes.com/efd163/as-atividades-ritmicas-no-nocao-de-corpo.htm

http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/administracao/Anexos/Documentos/420091014164533Linha%20do%20Tempo%20-%20Historia%20da%20Danca.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com