TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIFESTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA RÍTMICA NACIONAL E OU DE OUTROS PAISES

Artigo: MANIFESTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA RÍTMICA NACIONAL E OU DE OUTROS PAISES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  31.624 Visualizações

Página 1 de 2

A origem do samba é complexa. Nesse processo estão incluídas outras manifestações como o Jongo, o Lundu, o Maxixe.

O lundu é possivelmente o primeiro rítmo afro-brasileiro em forma de canção acompanhade dança e que juntamente com o maxixe, influenciou o samba baiano. Já o Jongo, que tem semelhanças com o Semb Masemba de Angola,precursor do Samba, faz parte do conjunto das danças de umbigada que influenciou o Samba carioca.

O Jongo é uma forma de louvação aos antepassados, de consolidação de tradições e afirmação de identidades. Tem suas raízes nos saberes, ritos e crenças dos povos africanos. São sugestivos dessas origens o profundo respeito aosancestrais, a valorização dos enigmas cantados e o elemento coreográfico da umbigadas, que é uma pancada leve na região do umbigo, espécie de convite a dança.

No Brasil, o Jongo consolidou-se entre os negros escravizados que trabalhavam nas lavouras de café e cana de açúcar, do Sudeste brasileiro.

A poesia metafórica do Jongo permitiuque os praticantes da dança se comunicassem por meio de pontos que os capatazes e senhores não conseguiam compreender.

Batuque, Tambor, Caxambu, são outros nomes do Jongo. Ele é cantado e tocado de diversas formas, dependendo da comunidade que o pratica.

No Jongo, iniciado o toque dos tambores, forma-se uma roda de dançarinos quecantam em coro, respondendo ao solo de um deles, Os tambores e os batuqueiros estão sempre na roda ou perto dela. Sozinhos ou em pares, os praticantes vão ao centro da roda e dançam até serem substituídos por outros jongueiros. Muitas vezes, neste momento da substituição, nota-se o elemento coreográfico da umbigada, dança-seconforme se sabe. Uns dançam rodando, outros pulando ou arrastando os pés. Uns dançam devagar, outros rapidamente.

O Jongo é estruturado em roda e acontecia nos terrenos, próximo ou ao redor de uma fogueira. Hoje é possível assistir a apresentações em praças públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com