TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Ginástica rítmica Escolar Na Melhora Da Coordenação Motora Fina De Crianças De 6 E 7 Anos Do Ensino Fundamental.

Trabalho Universitário: A Importância Da Ginástica rítmica Escolar Na Melhora Da Coordenação Motora Fina De Crianças De 6 E 7 Anos Do Ensino Fundamental.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  7.657 Palavras (31 Páginas)  •  2.234 Visualizações

Página 1 de 31

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO II

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 educação Física escolar

2.2 História da Ginástica Rítmica

2.3Características Gerais da Ginástica Rítmica

2.4Desenvolvimento Motor

2.4.1 Desenvolvimento Motor dos 6 aos 7 anos

2.5 Cordenação Motora

2.5.1 Coordenação Motora Fina

2.5.2 Coordenação Visomotora

2.6 Ginástica Rítmica Escolar

2.6.1 A utilização a Ginástica Rítmica no desenvolvimento das Habilidades Motoras

2.7 Habilidades da Escrita

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

3.1 Tipo de Pesquisa

3.2Instrumento e Pesquisa

3.3População

3.4 Amostra

3.5 Atividades Realizadas

3.6 Materiais Utilizados

REFERÊNCIAS

ANEXOS

INTRODUÇÃO

O tema “A Importância da Ginástica Rítmica Escolar na melhora das Habilidades Motoras para o gesto da Escrita no Ensino Fundamental”, foi proposto em função da necessidade de melhorar as habilidades motoras para o gesto da escrita em crianças de 6 e 7 anos, do 1º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica João Colin.

A Ginástica Rítmica Escolar proporciona e desenvolve a coordenação motora global da criança através da utilização de exercícios de circundação, molejos, balanceamentos, usos dos aparelhos manuais como: corda, bola, arco, fita, maças, lenços, entre outros, e também de exercícios de lançar, pegar, locomoção, flexibilidade, que reforçam a tonicidade da musculatura dorsal.

Tendo como objetivo de plano de aula mostrar uma Habilidade Motora espontânea, coordenada e rítmica, onde a criança possa realizar os movimentos de forma cômoda e relaxada, com maior precisão, destreza e velocidade, evitando também os vícios posturais, em crianças no início da idade escolar, tendo em vista que o desenvolvimento que ocorre até os 7 anos é o período mais importante para a aquisição da leitura e da escrita e que corresponde aos primeiros anos de escolarização, e os anos iniciais na escola terão implicações marcantes nos anos subseqüentes de vida do ser humano.

Alem do objetivo principal proposto, espera-se: identificar e caracterizar, a presença de insuficiência das Habilidades Motoras para o gesto da escrita; melhorar as Habilidades Motoras para o gesto da escrita das crianças de 6 e 7 anos da 1ª série do Ensino Fundamental através da Ginástica Rítmica Escolar; exercer por meio de atividades com os aparelhos manuais da Ginástica Rítmica Escolar, o controle funcional das mãos, através da independência mão, braços e dedos, a fim de desenvolver as Habilidades Motoras Finas para o gesto da escrita; adquirir controle e fortalecer a musculatura dorsal; conscientizar os alunos e professores da importância da percepção e correção da postura corporal das crianças em sala de aula para evitar dores, alterações posturais e uma escrita mais harmoniosa e cômoda.

Diante do acima exposto, questiona-se: a utilização da Ginástica Rítmica Escolar, nas aulas de Educação Física, poderá melhorar as habilidades motoras para o gesto da escrita nas crianças no 1º ano do Ensino Fundamental?

Para responder a este questionamento, pressupõe-se que: as Crianças da 1ª série melhorarão as Habilidades Motoras, para o gesto da escrita por meio da Ginástica Rítmica Escolar; a utilização dos aparelhos manuais da Ginástica Rítmica influenciará positivamente na melhora da coordenação motora fina, para o gesto da escrita nas crianças da 1ª série do Ensino Fundamental; a Ginástica Rítmica Escolar fortalecerá a tonicidade da musculatura, melhorando a postura corporal das crianças na 1ª série.

Para a criança dominar o gesto da escrita, ela precisa dominar certas habilidades motoras, não só, a fim de se ter uma boa caligrafia na fase adulta, mas também, para que o gesto da escrita se torne mais harmonioso, com economia de movimentos, e que a criança não fique tensa e cansada ao escrever. Essas Habilidades Motoras fundamentais, para o gesto da escrita pode ser melhorado através de Atividades com Ginástica Rítmica Escolar. Pois ela faz com que a criança tenha uma boa mobilidade das suas articulações, flexibilidade e controle ocular principalmente por meio dos movimentos e utilização dos aparelhos da G.R.E.

Pretende-se nesta pesquisa ampliar os conhecimentos para fazer com que os objetivos sejam alcançados para uma melhora das Habilidades Motoras das crianças e para que ela obtenha harmonia dos movimentos, com menos esforço para desempenhar a tarefa e sentindo-se menos cansada para o gesto da escrita.

CAPÍTULO II

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Educação Física escolar

A Educação Física Escolar está sendo muito estudada e observada pelos professores e estudiosos, com o intuito de mostrar a todos os envolvidos com o ensino/aprendizagem que ela é muito importante para a formação geral do individuo.

A fim de instrumentalizar os professores e direcioná-los para atividades que realmente auxiliem o individuo no seu desenvolvimento, o Ministério da Educação e Cultura - Mec (1984 apud OLIVEIRA et al, 1988, p.21), entende que, “A Educação Física e o Desporto propiciam ao indivíduo, ainda quando criança, a oportunidade de adquirir as habilidades motoras, consideradas fundamentais para a aquisição de conhecimentos, relações sociais e afetivas com o mundo que o rodeia”.

A Educação Física tem a função de desenvolver a criança como um todo, não devendo ser apenas aulas de recreação.

Guimarães et al (2010, web) escreve que,

Ao longo de sua história, a Educação Física vem sendo usada como um instrumento ideológico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com