TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mata Atlântica

Artigo: Mata Atlântica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) existentes. O Brasil é um país “verde”, ou seja, tem uma grande diversidade de biomas. Sendo o mesmo classificado em nove: Litorâneos; Caatinga; Campos; Cerrado; Floresta Amazônica; Mata dos Pinhais; Mata Atlântica; Mata de Cocais e Pantanal.

Portanto nesse trabalho apresentará a pesquisa sobre, especificamente, a Mata Atlântica, sendo a mesma uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.

1.0 Característica

É uma mata formada por um conjunto de formações florestais - Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta (abaixo o quer cada floresta representa):

Ombrófila Densa  Algumas das matas mundiais são consideradas como “matas fechadas”, mas existem alguns tipos bem específicos que se enquadram em um tipo chamado Floresta Ombrófila Densa. Tem a característica de ser sempre muito verde, e repleta de vários tipos de plantas e árvores. Vários tipos de cactos, trepadeiras, bromélias, samambaias e orquídeas. E tem presença de matas ciliares.

Ombrófila Mista A temperatura média é inferior nesse ecossistema, caracterizando um clima temperado, com precipitações bem distribuídas, com períodos de seca inferiores de 60 dias por ano, e com estações bem definidas.

Estacional Semidecidual O conceito ecológico deste tipo de vegetação está condicionado pelo clima: uma tropical, com época de intensas chuvas de verão seguidas por estiagens acentuadas; e outra subtropical, sem período seco, mas com seca fisiológica provocada pelo intenso frio de inverno, com temperaturas médias inferiores a 15°C.

Estacional Decidual é caracterizado por duas estações climáticas bem demarcadas, uma chuvosa seguida de longo período biologicamente seco.

Ombrófila aberta Esta floresta apresenta quatro facções florísticas que alteram a fisionomia ecológica da Floresta Ombrófila Densa (com palmeiras, cipós, com sororoca e com bambu, além dos gradientes climáticos com mais de 60 dias secos por ano, assinalados na curva ombro térmica).

1.1 Clima

Como pudemos ver ali acima, a Mata Atlântica é bem previsível, com estiagens de 60 dias aproximadamente (isso a cada ano). E o clima bem temperado.

Quando está num clima tropical, a Mata tende a ter chuvas intensas.

Isso sempre se sucede: chuva e seca.

1.2 Hidrografia

A hidrografia consiste em matas ciliares.

As matas ciliares são como os nossos cílios que protegem os olhos, no caso, as árvores protegem o rio de qualquer coisa.

E ainda por cima, mais oito bacias, sendo que sete delas pertencem às nove maiores bacias hidrográficas brasileiras. Nele estão os mananciais que abastecem de água 70% da população brasileira.

Bacias hidrográficas que existentes na mata:

• Paraná

• Uruguai

• Atlântico Sul

• São Francisco

• Atlântico Sudeste

• Atlântico Leste

• Atlântico Nordeste Oriental

• Parnaíba

1.3 Fauna e Flora

Um dos mais ricos do mundo em espécies da flora e da fauna. Sua vegetação é bem diversificada e é representada pela peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jambo, jatobá, imbaúba, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, entre outras. As árvores são os principais alvos da atividade madeireira, fato que ocasionou sua redução e quase extinção.

A fauna possui várias espécies distintas, sendo várias delas endêmicas, ou seja, são encontradas apenas na Mata Atlântica. Entre os animais desse bioma estão: tamanduá, tatu-canastra, onça-pintada, lontra, mico-leão, macaco-muriqui, anta, veado, quati, cutia, bicho-preguiça, gambá, mono-carvoeiro, araponga, jacutinga, jacu, macuco, entre tantos outros.

Mata Atlântica existem cerca de 20.000 espécies vegetais (cerca de 35% das espécies existentes no Brasil), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Essa riqueza é maior que a de alguns continentes (17.000 espécies na América do Norte e 12.500 na Europa) e por isso a região da Mata Atlântica é altamente prioritária para a conservação da biodiversidade mundial.

2.0 Benefícios

Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, tem importância vital para aproximadamente 120 milhões de brasileiros que vivem em seu domínio, onde são gerados aproximadamente 70% do PIB brasileiro, prestando importantíssimos serviços ambientais. Regula o fluxo dos mananciais hídricos, assegura a fertilidade do solo, suas paisagens oferecem belezas cênicas, controla o equilíbrio climático e protege escarpas e encostas das serras, além de preservar um patrimônio histórico e cultural imenso. Neste contexto, as áreas protegidas, como as Unidades de Conservação e as Terras Indígenas, são fundamentais para a manutenção de amostras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com