TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Trabalho Universitário: Matematica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Uma pessoa não se sentia bem e desconfiou que estava com febre. Ao solicitar um termômetro clínico de mercúrio em uma farmácia, o vendedor lhe ofereceu um termômetro digital argumentando que as leituras de temperatura, nesse tipo de termômetro, seriam obtidas instantaneamente, pois independiam do estabelecimento de equilíbrio térmico entre o corpo da pessoa e o instrumento de medida.

a. Em relação aos termômetros clínicos de mercúrio, explique porque é preciso aguardar determinado tempo antes de efetuar a leitura do valor da temperatura de uma pessoa.

b. Nos termômetros digitais, é necessário ou não esperar determinado tempo para efetuar a leitura da temperatura?

2. Durante uma viagem a um país de língua inglesa, uma moça diz ao seu marido que não se sente bem e desconfia estar com febre. Ao medir a temperatura da esposa com um termômetro graduado na escala Fahrenheit, o marido lê o valor 100 °F.

a. Considerando 37 °C como a temperatura normal média de um adulto, a moça está com febre?

b. Qual é o valor da temperatura em graus Fahrenheit equivalente a 37 °C?

3. O físico francês René de Reamur (1683-1757) provavelmente foi o primeiro a perceber que a fusão do gelo e a ebulição da água eram fenômenos de fácil reprodução e, portanto, adequados ao papel de pontos fixos. Em sua escala, Reamur adotou 0 °R para o gelo fundente e 80 °R para a temperatura da água em ebulição.

a. Que equação estabelece uma relação entre as escalas termométricas Celsius e Reamur?

b. Um corpo sofre uma variação de temperatura de 20 °R. Qual é o valor dessa variação em graus Celsius?

c. Qual é a temperatura, em graus Reamur, equivalente a 473 K?

4. Um professor construiu um termômetro no laboratório da escola para que seus alunos estabelecessem equivalências e equações de conversão entre o comprimento de uma haste metálica e as escalas termométricas Celsius e Fahrenheit. Na construção do dispositivo, os alunos observaram que o comprimento da haste era 100 cm quando em equilíbrio com gelo em fusão e 100,2 cm quando em equilíbrio com água em ebulição?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com