TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática E Música

Trabalho Escolar: Matemática E Música. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 9

TEMA:

A matemática como complemento da Música.

PROBLEMÁTICA:

Como dois assuntos praticamente distintos, como matemática e música podem estabelecer uma relação?

OBJETIVO GERAL:

• Analisar a relação existente entre a matemática e a música.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

• Definir o que é musica e o que são as notas musicais.

• Mostrar algumas definições de termos específicos da teoria musical

• Observar a música em uma perspectiva histórica, descrevendo elementos matemáticos existentes.

• Identificar quais os elementos que unem a Matemática e a Música.

• Descrever como os elementos matemáticos ajudam na composição musical

JUSTIFICATIVA:

Hoje em dia toda a sociedade, que nunca deixa de ser estudante, têm a Matemática como uma ciência exata que se limita a situações de sala de aula, a problemas encontrados em livros, e que nunca se relaciona com nada em nossa vida. O pensamento que a maioria das pessoas que carregam em si é que o necessário é conhecer apenas as quatro operações básicas e mais nada.

Em contra partida todos ouvem músicas para relaxar, para dançar e infinitos outros fins. Sem mencionar as pessoas que conhecem um a técnica musical e acham que a música nasceu apenas de inspiração, e não imaginam que a construção da música tem uma base matemática.

A partir dessas informações surge a necessidade de se juntar os dois assuntos aparentemente distintos, em um único projeto afim de que venha ser informado que a matemática não está apenas em sala de aula e que a musica não foi criada apenas com a inspiração, mas sim, que esses dois assuntos possuem uma relação muito mais estrita do que se pode imaginar.

METODOLOGIA:

Para a elaboração deste trabalho que mais será utilizado será a pesquisa bibliográfica de escritores como Miguel Ratom um engenheiro eletrônico formado pela UERJ especializado em tecnologia musical, autor de vários livros e publicações especializadas. Com o objetivo de que buscar os conhecimentos técnicos de como surgiu o conceito teórico dessa relação. Além de ser feita uma grande pesquisa na internet, buscando mais informações (em sites de extrema confiança). Será feito uso também, de conversas com profissionais da música que abrirão mais o entendimento para tal informação.

DESENVOLVIMENTO DO 1º OBJETIVO ESPECÍFICO:

1. O QUE É MÚSICA?

É muito fácil falar que conhecemos música e que sabemos a sua definição, mas ao realmente fazermos a pergunta “Qual a definição de música?”, percebe-se logo um silêncio, meias palavras, e a definição não sai. É muito comum ouvirmos a resposta “eu sei o que é mais não sei explicar”. Quando a realidade é essa. Sabemos de que se trata, mas não sabemos defini-la.

A música, que do grego significa musiké téchne, ou seja, a arte das músicas, ao longo do tempo tem sido vista como uma prática cultural e social, e a cada dia que passa tem se tornado mais um elemento indispensável pelo ser humano. Além de CD’s e DVD’s que nós ouvimos e assistimos em casa, de bandas famosas, tem música em toques de celular, em propaganda de TV, propaganda eleitoral, sons que saem do computador. Enfim, é impossível pensar no mundo atual sem a presença marcante da música.

Em termos de definição, podemos dizer que a música é a sucessão de sons e silêncio organizados em seqüências simultâneas, que vão se repetindo ao longo do tempo. Dessa forma envolve todos os elementos da audição, coisas do tipo, altura, intensidade, timbre. Sendo agradável aos ouvidos, se executado de forma bem feita, em caso contrário, desagradável. Mesmo os adeptos da música aleatória, responsáveis pela mais recente desconstrução e reformulação da prática musical, reconhecem que a música se inspira sempre em uma "matéria sonora", cujos dados se podem perceber, podem também, ser reagrupados para construir uma "materia musical", que obedece a um objetivo de representação próprio do compositor, mediado pela técnica.

Em qualquer forma de percepção, os estímulos vindos dos órgãos dos sentidos precisam ser interpretados pela pessoa que os recebe. Assim também ocorre com a percepção musical, que se dá principalmente pelo sentido da audição. O ouvinte não pode alcançar a totalidade dos objetivos do compositor. Por isso reinterpreta o "material musical" de acordo com seus próprios critérios, que envolvem aquilo que ele conhece, sua cultura e seu estado emocional.

Dentre outras poderemos considerar que a música é dividia em três partes principais: melodia, harmonia e ritmo. A melodia é a primeira delas, constitui a parte principal da música porque é exatamente a seqüência de sons que você vai cantar ou tocar. Sendo que cada música tem uma melodia diferente. A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento como Sax ou de um solo de Guitarra e etc.

O segundo deles é o ritmo. A palavra Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. Para Dalcroze é aquilo caracteriza como princípio vital e movimento, e podemos observar que está presente em tudo em nossa vida. Conforme observou o escritor Mário de Andrade, o homem possui ritmo por si mesmo, pois a pulsação do coração, o ato de respirar e os passos já são elementos rítmicos

O ritmo se faz presente na natureza, na vida humana, animal e vegetal, nas funções orgânicas do homem, em suas manifestações corporais, na expressão interior exteriorizada pelo gesto, no movimento qualquer que seja ele. São combinações infinitas, possuem diferentes durações e ou combinações variadas em diferentes formas de movimento, alternando-se com inúmeras formas de repouso.

Na música o ritmo é determinado pela melodia e pode ser lento, moderado ou acelerado. Para podermos dançar ou cantar uma melodia precisamos compreender as variações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com