TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Do Trabalho

Artigo: Medicina Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

É uma especialidade médica, que tem como fundamento a preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato à determinada ocupação e realiza reavaliações periódicas de sua saúde, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores ficam expostos.

Quando se dá início em uma nova empresa, é exigido um exame médico para por todos os funcionários, geralmente exames rápidos como a análise da frequência cardíaca, as condições físicas, entre outros exames que detectam como está sua saúde. Periodicamente, são realizados exames para se ter uma noção exata de como estão as condições dos trabalhadores, referente à saúde e ao psicológico de todos da empresa.No dia 4 de outubro, é comemorado o Dia da Medicina do Trabalho. Medicina ocupacional é uma área da saúde que cuida especificamente do bem-estar do trabalhador, especialmente na prevenção e no tratamento de lesões pelo próprio trabalho. A LER – lesão do esforço repetitivo é um exemplo de problemas ocasionados devido ao descuido de sua saúde. A prática de esportes e atividades físicas ajuda muito. Há empresas que praticam a ginástica laboral para evitar esses descuidos. Incentivando essa prática, o trabalhador não correrá riscos com o sedentarismo, indisposição, entre outros problemas. A preocupação e o cuidado com a saúde e o bem estar dos trabalhadores é um assunto debatido no mundo inteiro, sendo a Organização Internacional do Trabalho o órgão que agrega políticas internacionais de saúde ocupacional. O Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho e Emprego tem um importante papel no Brasil, são os órgãos responsáveis pela segurança do trabalho e a saúde do trabalhador.

O TEM (técnico de segurança do trabalho) é responsável pela emissão das portarias e normas que regulamentam a legislação federal sobre o assunto.

A saúde ocupacional e a segurança do trabalhador são regulamentadas através das chamadas NR (Normas Regulamentadoras) que dispõe sobre as medidas preventivas à segurança do trabalhador, e também sobre os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que os mesmos devem utilizar. A saúde ocupacional trata desde a prevenção de doenças e acidentes até mesmo os problemas provenientes do trabalho, pois seu objetivo é promover o bem-estar tanto físico quanto mental e social dos trabalhadores no exercício de suas ocupações. O Ministério do Trabalho é responsável pela observação das normas de saúde ocupacional e segurança do trabalho, que são obrigatórias. Com isso, muitas empresas se especializaram em assessorar e prestar serviços em medicina ocupacional a outras empresas e seus trabalhadores. Exames admissionais de rotina nos trabalhadores, entre outros exames, são feitos por essas empresas, onde são verificadas as condições gerais de saúde, como o acompanhamento periódico da saúde. Laudos também são solicitados quando o trabalhador entra em licença saúde e quando retorna. Assim, quando são dispensados do emprego, também são obrigados a se submeter a novos exames, a fim de comprovar sua condição física. Tais laudos e documentos ficam arquivados na empresa para serem apresentados à fiscalização do Ministério do Trabalho e o mesmo da Secretária de Saúde e em alguns casos. Também serve para prevenir a empresa contra alguma ação trabalhista, em virtude de danos à saúde no futuro. A saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com