TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Por:   •  21/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 3]

PLANO DE GOVERNO

[pic 4]

        

Elaborado por:

Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Turma: Meio Ambiente e Sustentabilidade


Carta de apresentação

Desde o início das revoluções da sociedade humana (industrial, 3.0, 4.0 etc), o ser humano utiliza o meio ambiente como fonte de matéria prima para este desenvolvimento. Neste cenário, quanto mais intenso os avanços maiores os impactos ambientais causados.

Na literatura o conceito de sustentabilidade foi abordado com várias perspectivas. Dependendo muito do cenário objeto de análise, com isso, o texto definido abaixo resumi e esclarece muito bem este conceito praticado de forma coerente.

Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidade (Relatório Brundtland, 1987, p.8).

Ainda, em 1994, uma interpretação complementar surgiu, esta esclarece para sociedade o conceito de desenvolvimento sustentável, de forma mais objetiva e clara, trecho abaixo:

O desenvolvimento sustentável envolve a busca simultânea da prosperidade econômica, da qualidade ambiental e da equidade social (Elkington, 1997).

Nesta nova abordagem, devemos considerar 3 variáveis na aplicação do conceito sustentável (triple botton line): Econômico, social e ambiental. Estes três pilares fazem com que o desenvolvimento ocorra, atendendo premissas relacionado a crescimento econômico, progresso social e preservação ambiental.

A ONU com o objetivo de tornar o nosso sistema sustentável, tornar o conceito em práticas, desenvolveu 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), estes divididos em 5 campos: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.

 A legislação ambiental brasileira preconiza políticas para o desenvolvimento sustentável associado a empreendimentos que causam impacto ambiental. Assim, todo plano de governo deveria desenvolver suas atividades e operações em conformidade com a legislação e, também, segundo os princípios de sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Tendo em vista o cenário acima, o nosso plano de governo será estruturado nos três pilares do triplen botton line. Nosso plano está plenamente alinhado com a visão de futuro dos grandes governos do nosso planeta, uma vez que, em 2015 ocorreu um encontro com os líderes mundiais, definido assim de Agenda 30, onde foram definidas metas para atingir melhorias nos 3 pilares do desenvolvimento sustentável.

Um plano de governos desenvolvido na mesma estratégia definida pelos maiores governantes do mundo, esclarece que estamos alinhados com a visão mundial para o desenvolvimento. Nossas ações estarão focadas em cinco campus (trabalho e rendimento, educação, economia, saúde, território e ambiente), todas elas com o intuito de melhorar nossa realidade nos campos abaixo:

  • Diminuir a pobreza Local;
  • Favorecer a disponibilidade de alimento, com estratégias voltadas para a agricultura;
  • Diminuição das doenças relacionadas ao consumo de água contaminada;
  • Melhorar as estruturas das escolas e formação dos professores;
  • Igualdade de gênero;
  • Água limpa e saneamento;
  • Energia limpa e acessível;
  • Trabalho de decente e crescimento econômico;
  • Inovação infraestrutura;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Consumo e produção responsáveis;
  • Ação contra a mudança global do clima;
  • Vida na água;
  • Vida terrestre;
  • Paz, justiça e instituições eficazes;
  • Parcerias e meios de implementação.

.

Plano 1 – Trabalho e Rendimento

Indicador: rendimento mensal por habitante.

Objetivo: aumentar o rendimento para no mínimo um salário mínimo por pessoa por mês para as residências da Ilha das Flores.

Justificativa: No ano de 2010, foi realizado um censo para todos os municípios do Brasil. Neste levantamento foi identificado que 57,2% das pessoas deste município possuem seus rendimentos mensais em até meio salário mínimo por pessoa, um valor muito aquém do esperado. Neste cenário, devemos adotar metodologias para que o rendimento mensal para os habitantes deste município alcance no mínimo um salário mínimo por pessoa.

ODS relacionadas: Erradicação da pobreza (1), fome zero e agricultura sustentável (2), Saúde e bem-estar (3), Trabalho descente e crescimento econômico (8), redução da desigualdade (10), consumo e produção sustentável (12), e parcerias e meios de implementação (17).

Método de Execução: No Brasil, os produtos provenientes do agronegócio possuem valor significativo dentro do PIB, medidas para fortalecer os produtores devem ser apoiadas, uma vez que, a concorrência interna e externa é alta e a cada dia mais feroz.

Nosso projeto visa desenvolver ações coletivas do agronegócio (criação de uma cooperativa para produção e comercialização de arroz, coco e mandioca) para somar esforços dos agricultores, com o objetivo de fortalecer a cadeia de negócio no processo produtivo, como por exemplo, facilidade no processo de aquisição de maquinários, melhores condições de concorrência, melhor capacidade de adquirir créditos etc.

Ainda, vamos buscar junto ao governo, para os pequenos agricultores que desenvolvem agricultura familiar, capital do Plano Safra, este visa ampliar o processo produtivo dos agricultores familiares a partir da destinação de linhas de créditos.

Resultado Esperado: linha de crédito aprovado pelo o plano safra, para aquisição de maquinário, sistema de irrigação e insumos, para a agricultura familiar, tendo em vista que estes produtores irão se agrupar em uma cooperativa.

Plano 2 – Educação

Indicador: número de especializações para os professores da rede pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (425.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com