TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios de cultura

Pesquisas Acadêmicas: Meios de cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.542 Palavras (15 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 15

Meios de cultura

INTRODUÇÃO

Para o cultivo e identificação de microrganismos usam-se substancias e soluções chamada meios de cultura. Estes meios fornecem os princípios nutritivos indispensáveis ao seu crescimento. Um meio de cultura pode ser sólido, semi-sólido ou liquido, quanto à consistência. Enriquecedor, Seletivos, Diferenciadores ou Manutenção, quanto à função. Animados ou Inanimados quanto à natureza.

Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo, com forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento.Após a sua preparação, cada meio de cultura deve ser submetido à esterilização, por forma a eliminar qualquer organismo vivo contaminante.

Para manter uma cultura pura, é necessário que o meio de cultura que se pretende utilizar seja mantido desprovido de qualquer organismo vivo contaminante. Para a prevenção de contaminações durante a manipulação de culturas puras recorre-se a técnicas de assepsia. Os meios de cultura podem ser classificados tendo em conta o seu estado físico, a sua composição química e os objetivos funcionais a que se destinam.

A especificidade dos meios de cultura é muito importante, nomeadamente no isolamento e identificação de certos microrganismos (por exemplo, no isolamento de microrganismos do solo) ou em testes de sensibilidade a antibiótico ou na análise microbiológica de águas, de alimentos, etc.

CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE CULTURA:

De acordo com seu conteúdo químico, os meios de cultura podem ser sintéticos ou complexos.

Meio de Enriquecimento:

- geralmente líquido, de composição química rica em nutrientes, com a finalidade de permitir que as bactérias contidas em uma amostra clínica aumentem em número.

Ex.: Caldo Brain Heart Infusion (BHI) e CaldoTetrationato.

Meio de Transporte

- consiste em um meio isento de nutrientes, contendo um agente redutor (TioglicolatoouCisteína).Geralmente mantém o PH favorável, previne a desidratação de secreções durante o transportee evita a oxidação e autodestruiçãoenzimática dos patógenos presentes.

Ex.: Meio de Stuart, Meio de Cary-Blair e CaldoTioglicolato.

Meio Seletivo

- a finalidade deste tipo de meio éselecionar as espécies que se deseja isolar e impedir o desenvolvimento de outros germes (adição de corantes, antibióticos e outras substâncias com capacidade inibitória para alguns germes).

Ex.: Agar Manitol Salgado e Agar SS

Meio Diferencial:

- possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos, porpossuir substâncias que permitem uma diferenciação presuntiva, evidenciada na mudança de coloração ou na morfologia das colônias.

Ex.: Agar Eosin Methilene Blue (EMB), Agar McConkey e Agar Hektoen.

5. Meio Indicador:

- é utilizado no estudo das propriedades bioquímicas das bactérias, auxiliando, assim, sua identificação. O mais simples é aquele usado no estudo das reações de fermentação.

Ex.: Agar Triple Sugar Iron (TSI) e Agar Citrato de Simmons

.Seleção dos Meios de Cultura:

- a escolha dos meios de cultura, para o processamento inicial das amostras é muito importante e está condicionada à flora patogênica desse local;

- em geral é usado mais de um tipo de meio, no sentido de fornecer condiçõesde crescimento a todos os patógenos possíveis de estarem presentes;

- para cada caso em particular, existem os meios utilizados rotineiramente na semeadura primária;

- atualmente, o procedimento mais utilizado é a aquisição de meios pré-fabricados e fornecidos de forma desidratada, onde é necessária apenas a pesagem criteriosa da quantidade necessária ao volume desejado, seguido de dissolução e esterilização.

Classificação quanto ao estado físico

- Líquidos ou caldos: crescimento indiscriminado com turvação do meio

- Sólidos: crescimento de colônias isoladas, muito utilizado para culturaspuras.

- Semi-sólido: adição de menor quantidade de ágar, mobilidade bacteriana.

Quanto às condições de cultivos:

Em função do PH: pode ser meio tamponado e meio não tamponado. Meio tamponado pode ser ácidoou básicoe possibilita à solução que não haja variação de pH. Meio não tamponado apresenta constituintes normais, como a peptona e os aminoácidos, que funcionam como tampões, em virtude de sua própria natureza.

Em função do potencial de oxi-redução: meios para aeróbios e anaeróbios. Os meios comumente usados são para os aeróbios, com tensões normais de oxigênio. Os meios para microrganismos anaeróbios têm baixa tensão de O2 a fim de permitir o crescimento daqueles organismos que não suportam viver sem presença de O2.

Pode-se também incluir no meio, uma substância capaz de retirar o O2 do meio, como o tiogliconato, redutores inorgânicos como o ferro e o cobre em raspas ou limalhas.

Origem dos constituintes:

Meios naturais ou complexos _ contêm substâncias de origem biológica, como extrato de carne, de malte, etc., portanto decomposição química muitas vezes não definida. Os meios sintéticos _ todos os constituintes são substâncias isoladas, têm a composição conhecida e constante e são indicados para trabalhos de pesquisa.

Natureza dos constituintes:

As substâncias que satisfazem as exigências nutritivas da espécie microbiana são: água, sais minerais, C, N e S.

Minerais: todos os componentes que são minerais

Mistos: fontes de C e componentes minerais

Orgânicos: fontes de C, N e S

Completos: meios orgânicos acrescidos de fatores decrescimento como vitaminas.

Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com