TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Do Meio De Cultura

Trabalho Escolar: A Produção Do Meio De Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O meio de cultura consiste em substância que prove os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismo, além dos nutrientes é fundamental proporcionar condições ambientais, para que os microrganismos desenvolvam- se. A esterilização para o meio de cultura é imprescindível, uma vez que não pode haver nenhum tipo de organismo vivo contaminante.

O cultivo realizado em laboratório resultará no crescimento bacteriano, esse aumento está associado a reprodução,pois tal reprodução encontrou condições favoráveis para o seu desenvolvimento,como os nutrientes que inclui água,açucares,proteínas e lipídios,juntamente com o ambiente propício.Enfatizamos que o meio de cultivo artificial como o espessante ÀGAR nos proporciona o crescimento bacteriano sólido porque permite criar uma superfície gelatinosa,assim há um grande crescimento bacteriano proporcionando a visualizaçãonessa superfície a olho nú.

O objetivo da aula prática em laboratório é tornar o aluno dvidamente paramentado capaz de conhecer e executar procedimentos para o preparo de meio de cultura,como técnicas assépticas, o uso do bico de bunsen,abertura da placa de petri,a importância do tempo de esterilização,enfim saber identificar características particulares dos microrganismo.

Material

-Erlenmeyer

-Proveta

-Garrafa Duran

-Bastão de vidro

-Tripé

-Tela de amanto

-Balança

-Meio de cultura (Ágar nutriente)

-Uso de EPIS (avental, máscara, luvas, óculos de proteção)

Métodos

Pesagem: pesar os nutrientes (pó) sob uma folha de papel manteiga.

Hidratação: água destilada, misturada ao pó.

Solubilização: formação de uma superfície (sólida gelatinosa).

Autoclavação: é utilizada para destruir completamente qualquer forma de vida microbiana.

Despensação na placa de petri: a placa é parcialmente cheia com um líquido de AGAR onde estão misturados os nutrientes tendo cuidado para não haver contaminação.

Desinfecção da bancada com álcool a 70% :para inibir o crescimento de patógenos.

Ligar o bico de bunsem: é usado para evitar contaminação da cultura de microrganismo e material utilizado,pois o ar aquecido evita que microrganismo contamine a área.

Abrir a placa de petri: o meio de cultura é depositado na base até formar uma camada de mais ou menos 0,5cm de espessura,deixando solidificar,sempre deixando ligado o bico de bunsem para evitar a ocorrência de contaminação, e esperar solidificar.

E com o auxilio de cotonete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com