TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrologia

Resenha: Metrologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 2

Descrever a aula de laboratório, conforme o grupo, comentários sobre as atividades dificuldades e conhecimentos adquiridos:

Nossos laboratórios foram bem interessantes, pois aprendemos na pratica como usar os equipamentos de medição mais usados na indústria, como:

Paquímetro, Micrometro, Relógio comparador entre outros.

Para o grupo as atividades foram bem desenvolvidas pelo fato de utilizarmos não só a metrologia, mas também a parte de desenho técnico, pois tivemos que medir e desenhar cada peça.

Tivemos algumas dificuldades pelo fato de não utilizarmos frequentemente esses equipamentos, mas os conhecimentos adquiridos no laboratório irá nos auxiliar muito em nosso futuro profissional.

Elaborar texto sobre as aplicações da metrologia no cotidiano

A metrologia é aplicada em quase tudo o que se compra. Como saber se as medições estão sendo realizadas corretamente? Quem garante que o pacote de arroz de 5 kg tem cinco quilogramas? Quem controla a qualidade das medições realizadas pelas balanças, taxímetros, bombas medidoras de combustível e tantos outros instrumentos usados para medir os produtos que são consumidos? Importante é saber que medir é uma atividade mais corriqueira do que parece. Ao olhar no relógio, vê-se no mostrador o resultado de uma medição de tempo. Ao se medir a pressão arterial no médico ou na farmácia, comprar um quilograma de carne no açougue ou abastecer o carro no posto de gasolina, presenciam-se medições. Mas o que é uma medição?

Medir é comparar uma grandeza com uma outra, de mesma natureza, tomada como padrão. Medição é, portanto, o conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza.

Como exemplo, pode-se dizer que para calibrar uma balança, há a necessidade de um conjunto de massas padrão, de modo a cobrir toda a faixa medida pela balança. Aplicando-se a massa de 5 kg sobre a balança, pode-se verificar se ela está calibrada.

Sem a comprovação metrológica não há como garantir a confiabilidade dos dados referentes ao controle das características que determinam a qualidade do produto. Sua ausência, portanto, é por si só razão suficiente para gerar descrédito no sistema de informação da qualidade da organização.

Referências Bibliográficas:

http://qualidadeonline.wordpress.com/2009/11/04/metrologia-cuidado-no-seu-dia-a-dia-pois-quase-tudo-se-mede/ : Visitado em 30/09/2012 às 23:14 hs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com