TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia Relatório 4

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos;
Detectar a presença microbiana no ar e os associados ao corpo humano que também vivem nas ruas,e em lugares fechados por exemplo  e de peixes. Discutir a importância das bactérias bioluminescentes na cadeia alimentar marinha.

Materiais;
*Placa de Petri
*papel higiênico
*papel filme
*detergente
*caneta para marcar
*lamparina
*cultura de bactérias marinha
*álcool
Metodologia;

Inicialmente coletamos micróbios do ar com a placa de Petri caminhando com ela sempre aberta. Depois de 5 minutos fechei a placa e a cobri com papel filme, depois deixei em um lugar com temperatura ambiente. Esses são micróbios que estão associados ao corpo humano.
Depois peguei outra placa marquei 4 partes e coloquei o dedo (sem lavar) sobre o meio TSA. Depois lavei o dedo e inseri em outra parte da placa, repeti esse processo mais duas vezes.
Em seguida fechei a placa e lacrei com o papel filme e guardei em um lugar em temperatura ambiente.
Na terceira placa com Agar Nutritivo Salgado. Peguei a alça metálica flambei e inseri na cultura de bactérias no tubo e coloquei na placa. Esperei 24 horas e já era possível notar as primeiras colônias da primeira placa. Na segunda placa depois de 48 horas notei as colônias crescendo, na primeira parte onde foi inserido o dedo sem lavar demonstrou um maior crescimento e até aparecimento de fungos, nas outras, a quantidade de micróbios eram menores cada vez menos conforme a quantidade em que o dedo era lavado.
Na terceira placa, não consegui o resultado esperado.

Discussão;
Essa prática me mostrou como os micróbios interagem com o nosso corpo e o ambiente externo e que se há um local permissivo haverá a proliferação desses micróbios. Percebi mesmos eu lave a mão várias vezes eles estarão lá vivendo em estruturas do epitélio. No terceiro experimento não funcionou pois a placa não mostrou nenhuma biolumenescência no escuro.
Conclusão;
Podemos perceber que os micróbios estão presentes em todas as partes dos ecossistemas. Podem ser vistos a olho nu em forma de colônias quando o ambiente lhes fornecem nutrientes. A biolumenescência dessas bactérias demonstrasse muito importante na cadeia alimentar de peixes abissais, pois ela atrai as pressas nesses locais totalmente escuros.

Pergunta: Como podem ser detectados micróbios no ar, no mar e associados ao nosso corpo e que importância os micróbios tem em relação ao demais seres vivos?
Os micróbios desempenham um papel fundamental para a vida na Terra, desde a produção de oxigênio até a decomposição da matéria orgânica e de renovação de compostos químicos.Foram também responsáveis pela formão da camada de ozônio , que permitiu o surgimento dos organismos multicelulares.

Referência;
Microbiologia. V.2./ Maria Isabel Madeira Liberto; Maulori Curié Cabral; Ulysses Garcia Casado Lins. – Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com