TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microscópio

Tese: Microscópio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2014  •  Tese  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

Conhecer os componentes e aprender a manusear o microscópio, identificando as diferentes estruturas do equipamento. Considerando as partes mais importantes e mais utilizadas podemos citar:

• Oculares – é a lente superior do microscópio que se encaixa no tubo.

• Objetivas – são sistemas óticos constituídos por varias lentes superpostos que permitem ampliar a imagem do objeto em 10x, 20x, 40x, 50x, 90x e 100x, sendo que cada microscópio é constituído por apenas 4 objetivas distintas.

• Platina – onde se fixa a lâmina a ser observada.

• Charriot – peça ligada à platina que possibilita mover a lâmina, para melhor centralização.

• Parafuso macrométrico – permite movimentos verticais da grande amplitude da platina.

• Parafuso micrométrico – permite movimentos verticais lentos de pequena amplitude da platina para focagem precisa da imagem

Procedimento

A professora nos entregou um papel recortado em quadrado com cerca de 1 cm, no qual havia escrito a letra C e o papel estava centralizado na lâmina e continha uma gota de água, coloquei a lâmina na platina e utilizando as regras de funcionamento iniciamos a observação começando pela objetiva de menor ampliação.

10x 20x 40x

Na primeira observação, notou-se que a imagem se apresenta invertida. Com a lente de 10x de aumento, vêem-se fibras, quando substituída por uma de maior aumento a imagem fica menos iluminada, precisando usar o parafuso macrométrico para focalização. Ao visualizar com objetiva de 20x já pode visualizar alguns pontos aglomerados presentes nas fibras e com 40x vê-se pontos maiores e mais espalhados. Percebeu-se que quando substituída a lente de menor por uma de maior aumento, o comprimento e a largura da imagem duplicam de tamanho e já não conseguimos ver a figura completa.

Perguntas

1) Em sua bancada existe uma lâmina com a letra: C

Observe essa lâmina ao microscópio, utilizando a 1° objetiva a seco, de acordo com o procedimento correto para focalização, responda as questões que seguem:

a) Na 1° objetiva a seco, verifique a posição da letra sobre a lâmina e observe a posição da mesma na imagem formada pelo microscópio. Que diferença você observa?

R- a imagem sempre será invertida.

b) Passe para as objetivas seguintes:

O que você pode dizer sobre o tamanho da imagem e o tamanho do campo observado?

R-

c) Como você conceituaria microscópio?

R- pode ser conceituado como um instrumento que produz imagens ampliadas de objetos que não podem ser vistos a olho nu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com