TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta ao Papa Pio XI sobre a perseguição dos judeus na Alemanha

Por:   •  14/6/2018  •  Artigo  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Devoniana

FUNDAMENTOS DA ÉTICA

Pablo Henrique Santos Bento

06/06/2018

STEIN, E. Carta ao Papa Pio XI sobre a perseguição dos judeus na Alemanha, em 12/04/1933.

             A autora da carta de origem judaica, Edith Stein (1891 – 1942) doutorou-se em filosofia, tendo sido uma das dez primeiras mulheres da Alemanha a obter tal título. Frequentou o círculo de pensadores aglutinados em torno da fenomenologia, vindo a ser assistente de seu fundador, o filósofo Edmund Husserl (1859 – 1938). Destinada a uma trajetória intelectual brilhante, teve sua carreira acadêmica abortada devido às limitações que, ainda naquela época, pesavam contra as mulheres. Profundamente impactada pela leitura da autobiografia de Teresa de Ávila (1515 – 1582), converteu-se ao catolicismo, exercendo intensa atividade no meio católico, como professora, conferencista, tradutora e escritora. Em 1933, levando sua conversão às últimas consequências, tornou-se freira, entrando para a austera ordem das Carmelitas Descalças. Sua carta ao Papa veio a público com á abertura parcial dos documentos do vaticano do Papa Pio XI. Escrita em Abril de 1933, período onde Hitler já estava no poder.

   

    Edith escreve esta carta ao Papa pio XI para apontar os riscos da ideologia nacional-socialista e da forma que os Judeus eram hostilizados sem nem um motivo, a não ser simplesmente pelo ódio. Esta carta é uma denuncia o movimento nacional-socialista para a fé Cristã.

    Esta peque obra é de grande valor para o estudo da história geral do nazismo, sobre tudo para aquela época, pois a Stein escreve esta carta para acordar a Igreja do silêncio a qual a mesma se escondia. Podemos encontrar certa “Resistência” de Edith em seu escrito ao Papa.

    Esta obra é recomendada para o público que estuda a vida e obra e Edith Stein, para os historiadores e também para os estudiosos da história da igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com