TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MPORTÂNCIA DO CONTROLE DA PRESSÃO INTRAOCULAR (PIO) NA PROGRESSÃO DO GLAUCOMA EM PACIENTES ATENDIDOS NO SERVIÇO DE FARMÁCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Por:   •  21/9/2016  •  Monografia  •  17.153 Palavras (69 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 69

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

PATRÍCIA GABRIELLY DA SILVA PIRES

THAIS CASTRO DE OLIVEIRA

IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DA PRESSÃO INTRAOCULAR (PIO) NA PROGRESSÃO DO GLAUCOMA EM PACIENTES ATENDIDOS NO SERVIÇO DE FARMÁCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

BELÉM – PA

2016


PATRÍCIA GABRIELLY DA SILVA PIRES

THAIS CASTRO DE OLIVEIRA

IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DA PRESSÃO INTRAOCULAR (PIO) NA PROGRESSÃO DO GLAUCOMA EM PACIENTES ATENDIDOS NO SERVIÇO DE FARMÁCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Colegiado do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Pará, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Farmácia.

Orientadora: Profa. MSc. Maria Lúcia Souza Siqueira.

BELÉM – PA

2016


PATRÍCIA GABRIELLY DA SILVA PIRES

THAIS CASTRO DE OLIVEIRA

IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DA PRESSÃO INTRAOCULAR (PIO) NA PROGRESSÃO DO GLAUCOMA EM PACIENTES ATENDIDOS NO SERVIÇO DE FARMÁCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Colegiado do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Pará e apresentada a comissão avaliadora formada pelos membros:

[pic 3][pic 2]

Profª. MSc. Maria Lúcia Souza Siqueira

Orientadora

[pic 5][pic 4]

Prof.ª Dra. Marcieni Ataide Andrade

Examinadora

[pic 7][pic 6]

Profª. Dra. Patrícia Dutra Sauzem

Examinadora

BELÉM – PA

2016

"Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos."

Anônimo


AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeço a Deus que me permitiu vivenciar este momento, que foi meu socorro presente nas horas de angústia, que me amou quando eu menos merecia e que encheu meu coração de esperança em meio a dificuldades e trouxe alegria aos meus pais e a todos que contribuíram para a realização deste trabalho.

Agradeço de forma especial à minha mãe Alzenir Lopes, pelo amor, carinho, paciência e seus ensinamentos, por não medir esforços para que eu pudesse levar meus estudos adiante e sonhar meus sonhos comigo. Ao meu sobrinho Vitor de Oliveira por todo seu amor e inocência que tranquilizaram o meu coração nos momentos de angustia e por me mostrar que ainda vale a pena lutar, pois sempre terá alguém esperando pelo nosso sucesso. A toda a minha família, pelo seu apoio e preocupação constante.

Ao meu namorado Rieldson, por toda paciência, compreensão, carinho e apoio, e por me ajudar muitas vezes a achar soluções quando elas pareciam não aparecer. Você foi a pessoa que compartilhou comigo os momentos de tristezas e alegrias. Além deste trabalho, dedico todo meu amor a você.

Agradeço em especial a minha família em cristo, Rayane, Liliane, Cleidiane, Rayana, Érica, Marcelo, Bruna, Reinaldo, Yure, Rodrigo, Nayara, Rafaela e Melina, que são a minha cobertura espiritual e intercedem por mim através de suas orações diárias, sou imensamente grata a Deus pela vida de cada um de vocês.

Agradeço aos meus amigos, por confiarem em mim e estarem do meu lado em todos os momentos da vida. Em especial aos meus amigos de graduação para toda a vida Cristiane Costa, Júlia Almeida, Elenice Costa e Rodrigo Perez.

As minhas amigas de infância Josilene Menineia e Juliana Silva por todo apoio desde o inicio deste sonho. As minhas tias postiças Telma Santos e Selma Silva por contribuírem para a minha formação pessoal e acadêmica.

A Universidade Federal do Pará e a Faculdade de Farmácia por ter me dado a oportunidade de realizar este curso e por ter oferecido todas as condições físicas e humanas à minha formação científica e pessoal ao longo destes cinco anos.

Ao corpo docente, técnicos, além da direção e a administração, que realizam seu trabalho com tanto amor e dedicação, trabalhando incansavelmente para que nós, alunos, possamos contar com um ensino de qualidade.

Os meus queridos amigos farmacêuticos Iloana Cordovil, Renata Fernandes, Luiz Santana, Mauricia Lima que com todo amor e paciência me ensinaram os desafios da profissão e me repassaram um pouco de suas experiências. A família FASPM, Chamomilla, Hospital Bettina Ferro de Souza e BigBen que durante meus estágios me acolheram com muito carinho e respeito, meus sinceros agradecimentos a todos, sem a participação de vocês este momento não seria possível.

A minha orientadora, Profª MSc. Maria Lúcia Siqueira, pelo entusiasmo e prontidão com que aceitou colaborar neste trabalho.

Ao Hospital Bettina Ferro de Souza por gentilmente servir de apoio para a nossa pesquisa, certamente sem a sua contribuição este trabalho não seria possível.

Finalmente, à minha amiga e parceira Patrícia (Gabby), por dividir os melhores anos da minha vida ao seu lado e por poder me da à honra de finalizar essa etapa tão importante de nossas vidas. Sem seu apoio e compreensão iria ser tudo mais difícil.

Thais Castro de Oliveira


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por ter abençoado a minha vida com a família que escolheu pra mim e com os amigos que colocou no meu caminho. E pela força e coragem durante toda esta longa caminhada.

Meus sinceros agradecimentos a minha família, ao núcleo próximo, composto pelos meus pais Nádia Regina e Edson do Socorro, irmãos Priscila Silva e Gabriel Nietzsche e meus sobrinhos muito amados, João Vitor, Pietro, Alice, Helena, João Vitor e Valentina e meus cunhados Amanda Carvalho e João Vieira. Certamente, sem a ajuda de vocês, amor e compreensão tudo teria se tornado mais difícil ou até impossível. Obrigada por toda a ajuda durante a graduação, em especial a minha mãe e irmã.

Agradeço muitíssimo a meus filhos Beatriz e Tarcísio por me motivarem diretamente e por ter me mostrado o real significado do amor e a força que jamais saberia que existia dentro de mim. É de vocês que vem a minha força. Vocês são os principais motivos da minha alegria todos os dias e vivo por vocês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (111.6 Kb)   pdf (879.9 Kb)   docx (471.8 Kb)  
Continuar por mais 68 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com