TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Atômico de Dalton e Rutherford-Bohr

Por:   •  16/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  1.368 Visualizações

Página 1 de 2

MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD-BOHR

O modelo atômico de Rutherford-Bohr ganhou várias contribuições de outros cientistas para que se adaptasse à nova área da Física que estava se desenvolvendo, a Física Quântica.  O dinamaequês Niels Bohr (1885-1962) comprementou-os com as seguintes idéias:

. os elétrons giram em torno do núcleo, formando camadas;

. cada camada possui um nível de energia e pode comportar um número máximo de elétrons.

Outra importante contribuição foi a do inglês James Chadwick (1891-1974), que comprovou experimentalmente a existência de uma partícula eletricamente neutra, o nêutron.

Essa partícula já havia sido prevista teoricamente por Rutherford. Assim, prótons e nêutrons  formariam o núcleo, e a eletrosfera seria formada por camadas de energia nas quais estão localizados os elétrons.

No núcleo está concentrada praticamentetoda a massa de um átomo, pois a massa de um próton ou a de um nêutron é cerca de 1800 vezes maior que a  de um elétron.

A evolução dos modelos atômicos não parou no modelo de Rutherford-Bohr; outros foram propostos, sempre em busca de uma melhor explicação para os fenômenos da matéria.

MODELO ATÔMICO DE DALTON

O  questionamento a respeito do que é feita a matéria é muito antigo. Uma das primeiras explicações de que se tem registor foi dada por filósofos gregos, há mais de 2300 anos.

Segundo eles, a matéria era constituída por patículas extremamante pequenas e indivísiveis, chamadas átomos, palavra de origem grega que significa indivisível.

Desde então, muitos cientistas pesquisam e procuram explicar a  extrutura dos átomos. Com o avanço da ciência, a idéia dos filósofos gregos foi substituída por outras. Uma das principais explicações sobre a composição da matéria é a do químico e físico inglês Jhon Dalton(1766-1844), que propôs um modelo com base em experimentos realizados por ele e por outros ciêntistas.

Dalton considerava que a matéria com propriedades bem definidas. As substâncias eram compostas de átomos, partículas indivisíveis que não podiam  ser criadas nem destruídas.

Dessa maneira, em uma transformação química, todos os produtos formados são resultados de uma nova organização dos átomos das substâncias inicialmente envolvidas.

Essa nova organização dos átomos conferia às substâncias produzidas, diferentes das propriedades das substâncias iniciais. No modelo de Dalton, o que diferenciava um tipo de átomo de outro era a sua massa. Cada tipo de átomo constitui um elemento  químico.

Dalton propôs símbolos na forma de desenhos para distingui-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com