TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Bohr

Por:   •  25/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

8- Modelo de Bohr

Devido a algumas dificuldades de aceitar o modelo de Rutherford, pois com os princípios da física conhecidos em 1911, o átomo proposto por este modelo seria instável. Por que no caso dos elétrons serem estacionários, seriam atraídos pelo núcleo; e se estivessem em movimento circular, as leis eletromagnéticas, diziam que o átomo deveria emitir luz até acabar todo movimento eletrônico, e por isto em 1913, Bohr formulou um novo modelo, baseado no átomo de hidrogênio, que lhe permitiu explicar porque as freqüências emitidas obedeciam a uma lei tão simples. O seu modelo baseou-se nos seguintes enunciados:

a. Ao elétron, dentro de um átomo, somente são permitidos certos estágios estacionários de movimento, cada um destes possuindo uma determinada energia fixa.

b. Quando um átomo se encontra em um destes estágios, não irradia energia, mas, passando de um nível de maior energia a um nível de menor energia, o átomo emite um quantum de radiação, cuja energia h é igual a diferença de energia de dois níveis.

Quando o elétron passar de:

n = 1 n = 4 : absorver energia, cujo valor é igual a E4 – E1

Quando o elétron passar de:

n = 4 n = 1 : liberar energia, cujo valor é igual a E4 – E1

E4: energia do nível 4

E1: energia do nível 1

O valor de energia absorvida ou liberada é o mesmo.

c. Em qualquer nível, o elétron movimenta-se numa órbita circular ao redor do núcleo.

d. Os estágios de movimento eletrônico permitido são aqueles nos qual o momento angular do elétron é um múltiplo de h/2.

Destes quatro enunciados, os dois primeiros estão totalmente corretos e o quarto está parcialmente correto, pois o momento angular de um elétron é fixo, mas não dentro da concepção proposta por Bohr. Enquanto o terceiro enunciado está totalmente errado e por isto foi abandonado pela teoria moderna dos quanta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com