TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Atômico de Niels Henrik David Bohr nasceu em Copenhague

Por:   •  10/2/2017  •  Resenha  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        TEMA        3

2.1        DELIMITAÇÃO DO TEMA        3

3.        PROBLEMA        4

4.        OBJETIVO GERAL        4

5.        JUSTIFICATIVA        4

6.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        5

6.1 TESTE DA CHAMA        6

7.        METODOLOGIA        7

8.        MATERIAL E MÉTODOS        8

9.Conclusão...............................................................................................................9

10.        REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

Niels Henrik David Bohr nasceu em Copenhague, Dinamarca, em 7 de outubro de 1885, e cursou a Universidade de Copenhague. No ano de 1911, ele viajou para Inglaterra a fim de desenvolver seu pós-doutorado, que foi uma tese sobre a teoria eletrônica dos metais. 

No ano seguinte, ele se mudou para Manchester a fim de fazer parte da equipe de Ernest Rutherford, sendo, portanto, seu assistente. Bohr é mais conhecido por seu modelo atômico, que foi chamado de modelo atômico de Rutherford-Bohr; pois, propôs um modelo atômico revolucionário que mantinha as principais características do modelo proposto anteriormente por Rutherford.

Em 1913, Bohr, desenvolveu um novo modelo para explicar a estabilidade da matéria e a emissão do espectro em raias definidas em cada elemento. Esse modelo embora ainda não "funcionasse" para átomos mais pesados, explicou com perfeição os fenômenos; como o espectro de emissão e absorção do hidrogênio. O hidrogênio é o átomo mais simples que existe: seu núcleo tem apenas um próton e só há um elétron orbitando em torno do núcleo. Para explicar a evidente estabilidade do átomo de hidrogênio e, de quebra, a aparência das séries de linhas espectrais desse elemento, Bohr propôs cinco postulados que serão discutidos adiante.

  1. TEMA

O tema é o Modelo Atômico de Bohr.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O Teste da Chama é para explicar a absorção e emissão de energia.

  1. PROBLEMA

De acordo com a teoria de Borh, através do teste da chama, o mesmo passa por um processo de transição de cores através de experimentos. Sendo assim, o problema a ser resolvido neste trabalho pode ser expresso através da seguinte pergunta: Como ocorre o processo de mudança de cores da chama ?.

  1. OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como finalidade realizar testes de chama, ou seja, observar as mudanças de cores nela ocorrida associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais e concluir a energia radiante de cada um deles, como, por exemplo: KCl (cloreto de potássio), NaCl (cloreto de sódio),  Hg (mercúrio), dentre outros; manuseando corretamente os materiais utilizados.

  1. JUSTIFICATIVA

O presente estudo justifica-se por ser de grande importância para a compreensão do Modelo Atômico de Bohr. O estudo sobre o Teste da Chama consiste em levar diferentes amostras de sais ao fogo, para que, por meio da coloração das chamas, seja possível identificar o elemento presente em cada composto.

O estabelecimento dos modelos quânticos teve grande importância no desenvolvimento cientifico e tecnológico, pois Bohr com seu modelo atômico, iniciou a integração da física atômica com a teoria quântica, um caminho que levou ao desvendamento dos mistérios dos componentes mais elementares da matéria. Seria impossível imaginar a indústria moderna sem esse conhecimento. Bohr, com seus novos conceitos, indo além as ideias de quantização do campo eletromagnético, na época, é admirável. A partir dos trabalhos dele, outros puderam terminar a transição da física clássica para a quântica no mundo atômico, processo que culminou com os trabalhos de Werner Heisenberg e Erwin Schrodinger, na década de 1920, que formaram as bases da mecânica quântica. A evolução do conhecimento dos átomos ainda não terminou, mas sem o começo introduzido por Bohr, certamente essa jornada teria sido mais difícil.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O cientista dinamarquês Niels Bohr aprimorou em 1913, o modelo atômico de Rutherford baseado na teoria de que o núcleo do átomo é formado por prótons e ao redor do núcleo estão os elétrons utilizando a teoria de Max Planck. Em 1900, Planck já havia admitido a hipótese de que a energia não seria emitida de modo contínuo, mas em pacotes. A cada pacote de energia foi dado o nome de quantum. Surgiram assim, os chamados Postulados de Bohr: 

O primeiro postulado explica que a energia emitida (ou absorvida) por um sistema atômico não é contínua, como mostrado pela eletrodinâmica, mas se processa através de transições do sistema de um estado estacionário para algum outro diferente. O segundo postulado diz, que a radiação de frequência bem definida é emitida por um sistema atômico quando há transição de elétron entre camadas. Sendo a energia total liberada pela transição desse elétron definida por   E = hf, onde f = frequência da radiação (em hertz) e h = constante de Planck (em J.s).

No terceiro postulado ele fala, que o equilíbrio dinâmico dos sistemas nos estados estacionários obedece às leis da mecânica clássica. No quarto postulado, explica que as possíveis órbitas descritas por elétrons em torno do núcleo atômico são múltiplos inteiros de h/2π. Inclusive nas órbitas provenientes de uma transição. E por fim, o último postulado, dizendo que o estado no qual a energia emitida é máxima, deve ser, também, um múltiplo inteiro da constante de Planck corrigida para um movimento circular em relação ao momento angular do elétron.

A eletrosfera é dividida em orbitas circulares, chamadas de camadas ou níveis. Em cada camada, os elétrons apresentam um valor fixo de energia, sendo que, quanto mais longe do núcleo, maior será o nível da energia. Os elétrons saltam para um nível de energia maior, ou seja, mais distante, quando recebe energia.  E ao retornar à sua camada de origem, eles liberam essa energia na forma de ondas (luzes visíveis). Sabemos que a luz é constituída pelo FÓTON (um feixe de luz).

Quando radiações eletromagnéticas incidem numa placa metálica, cargas elétricas podem absorver energia suficiente para escaparem dela. Esse fato se dá o nome de EFEITO FOTOELÉTRICO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com