TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Molecula Da água

Trabalho Escolar: Molecula Da água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

Incolor, inodora e insípida, a água é um dos elementos mais importantes para todas as formas de vida conhecidas. Cerca de 70% do peso do corpo humano é composto por esta molécula. Ela pode ser obtida pela ingestão de líquidos, alimentos ou pela combustão dos alimentos, pois esta reação libera: água, gás carbônico e energia. Na natureza, a água pode ser obtida por uma reação química que ocorre num processo espontâneo e lento.

Esta é a reação para obtenção de água no estado de vapor:

H2(g) + ½ O2(g) <=> H2O(v) - energia liberada nessa reação é 241,2kJ/mol - ∆H = -241,2kJ/mol

se a água obtida estiver no estado líquido:

H2(g) + ½ O2(g) <=> H2O(l) - energia liberada nessa reação é 285,8kJ/mol - ∆H = -285,8kJ/mol

e se a água obtida estiver no estado sólido:

H2(g) + ½ O2(g) <=> H2O(s) - energia liberada nessa reação é 291,8kJ/mol - ∆H = -291,8kJ/mol

Nas ligações químicas covalentes, na fórmula molecular, colocamos primeiro o átomo menos eletronegativo e depois o mais eletronegativo e completamos com a quantidade de átomos usados para o equilíbrio da molécula.

A molécula da água é angular, isto significa que os hidrogênios se ligam ao oxigênio formando sempre o mesmo ângulo, que é 104,45°. Nesse caso o oxigênio apresenta 2 orbitais preenchidos com elétrons não ligantes (em pares) e uma força de repulsão entre os elétrons pode provocar um desvio e permitir que os elétrons ligantes (que não estão em pares) se liguem aos átomos de hidrogênio formando esse ângulo.

A molécula da água é polar (tem um pólo positivo e um pólo negativo), isto significa que parte da molécula tem carga parcial positiva e parte dela tem carga parcial negativa. A parte que tem a carga positiva tem os elétrons mais distantes do átomo de hidrogênio e a parte negativa tem os elétrons mais próximos do oxigênio, pois o oxigênio, nesse caso, é mais eletronegativo e exerce maior atração sobre os elétrons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com