TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As moléculas orgânicas pequenas das células

Artigo: As moléculas orgânicas pequenas das células. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  Artigo  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A química da vida é baseada em compostos de carbono. Nas células, a química, é muito complexa, mesmo as células mais simples têm uma química várias vezes mais complicada do que qualquer outro sistema químico conhecido. Ela é denominada e coordenada por cadeias enormes de moléculas poliméricas cujas propriedades únicas permitem que as células e os organismos cresçam e se reproduzam e ainda façam todas as outras coisas que são peculiares à vida.

As moléculas orgânicas pequenas das células são compostos baseados no carbono. Elas são geralmente encontradas livres em solução e têm vários destinos, algumas são utilizadas como subunidades para constituírem as gigantes macromoléculas poliméricas das células, proteínas, ácidos nucléicos e grandes polissacarídeos. Outras agem como fonte de energia e são degradadas e transformadas em outras moléculas pequenas.

Todas as moléculas orgânicas são sintetizadas e degradadas a partir de um mesmo conjunto de compostos simples. Tanto a síntese quanto a degradação dessas moléculas ocorre por meio de sequências de modificações químicas que são limitada no seu escopo e que seguem regras bem-definidas. Consequentemente, os compostos presentes nas células são quimicamente relacionados e podem ser classificados em um pequeno grupo de famílias distintas. As células contém quatro famílias principais de macromoléculas orgânicas pequenas: os açucares, os ácidos graxos, aminoácidos e nucleotídeos.

Os açucares mais simples, os monossacarídeos, são compostos que tem a formula geral (CH2O)n, em que n é geralmente 3,4,5 ou 6. Devido a essa formula básica, os açucares e as moléculas formadas a partir deles são denominados de carboidratos. Os açucares não funcionam somente na produção e no armazenamento de energia, mas também dão sustentação mecânica como é o caso da celulose, o composto químico mais abundante na Terra, é um polissacarídeo de glicose.

Nas células os ácidos graxos funcionam como uma reserva concentrada de alimento porque sua degradação produz cerca de seis vezes mais energia utilizável do que a degradação da glicose. A função mais importante deles na célula é participar na construção das membranas celulares, elas são compostas principalmente de fosfolipídeo, que são moléculas pequenas, semelhantes a triacilgliceróis, e constituídos em parte de ácidos graxos e glicerol.

A importância dos aminoácidos para as células deve-se ao papel que eles têm na formação das proteínas. Normalmente são encontrados 20 tipos de aminoácidos nas proteínas cada um deles com uma cadeia diferente ligada ao átomo de carbono.

Os nucleotídeos são as subunidades de DNA e RNA. Eles podem atuar como carregadores de energia a curto prazo, mais do que qualquer outro carregador de energia, o nucleotídeo adenosina trifosfato, ou ATP, é usado para transferir energia em centenas de reações celulares. O mais fundamental dos papéis dos nucleotídeos nas células PE o armazenamento e a disponibilização de informação biológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com