TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moradia Sustentável

Casos: Moradia Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  466 Visualizações

são casas construídas de forma a utilizar soluções para criar ambientes ecologicamente corretos.

Desde o planejamento da construção são avaliados: o clima da região, que inclui dados sobre a variação da temperatura, índice anual pluviométrico, topografia, dentre outras coisas. Os materiais escolhidos são recicláveis como telhas prensadas e tijolos modulares. Emprega também recursos naturais como terra, barro, palha, bambu, pedras e madeiras.

Uma residência ecológica implica num menor consumo de energia e recursos naturais, utilizando energia solar e eólica (do vento). A energia solar pode ser aproveitada para aquecimento da água e iluminação.

A NECESSIDADE

É necessário que o indivíduo deseje e conheça as possibilidades de contribuir na construção de sociedades sustentáveis, para que ele e os coletivos dos quais participa possam atuar nessa direção. Para isso, são necessárias políticas públicas, leis, recursos financeiros e humanos, pesquisas, tecnologias, facilidade de acesso a informações, e diversas outras condições.

Desde o final da década de 80 e durante a década de 90, generaliza-se a preocupação

com a conservação do meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida dos atuais e futuros habitantes deste planeta. No entanto, os discursos transformam-se em ações num ritmo bem mais lento. Experiências exemplares vão demonstrando a viabilidade de propostas de desenvolvimento sustentável, mas não conseguem manter-se ou realizar-se plenamente enquanto não ocorrem mudanças mais significativas em todas as instâncias e esferas de Poder.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com