TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moradias

Seminário: Moradias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Seminário  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

.apl01.pmcg.ms.gov.br/prematricula

O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto.

Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.

A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.

Conflitos de posse em espaços na cidade, e disputa por áreas públicas nas zonas periféricas revelam a ampla gama de impasses no que diz respeito a moradias. A questão da moradia está relacionada com problema enfrenatado pelos população que vivem em campo grande, a falta de providências por parte do poder público, sabemos que a demanda é maior que a oferta.

Problema das ocupações irregulares de terrenos urbanos para moradia da população de baixa renda se repete na maiorias das grandes cidades brasileiras e nos paises subdesenvolvidos e em desenvolvimento. O resultado é o crescimento desordenado e o inchaço das grandes cidades com falta de infraestuturas para garantir as necessidades básicas dos cidadãos reconhecidas na constituição como o saneamento básico , abastecimento de água ,assistência médica, transporte e educação.

Essa realidade é o reflexo dos vários ploblemas socias enfrentados, mas aqui em Campo Grande, há iniciativas governamentais e populares que amenizam o problema da falta de condições de vida, alguns projetos se tornaram exemplos:

A aldeia urbana Marçal de Souza depois de 13 anos de luta em busca de inclusão social do povo indigena da etnia Terena tem motivos para comemora. A proximadamente oito mil índios vivem hoje em Campo Grande, pioneira a primeira aldeia urbana do país, localizada no bairro Tiradentes e flamboyant, moram aproximadamente 500 pessoas, todas da etnia Terena. Há na Aldeia o Memorial da Cultura Indigena, local onde é possível conhecer um pouco mais da cultura desse povo, além de ser um centro de comercialização dos produtos típicos dessa etnia, como a cerâmica e adornos confeccionados de materiais naturais, como sementes.

Na Aldeia Urbana Marçal de Souza, sao tambem realizadas festa tradicionais, em que há apresentação de danças como o Bate-Paus.Todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com