TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia Externa da Raiz

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 6

 

.

Morfologia Externa da  Raiz 

 A raiz fixa a planta ao solo, absorve substâncias essenciais ao organismo vegetal, água e sais minerais, e conduz os nutrientes ao caule e às outras partes componentes.

É uma estrutura composta pela coifa e pelas zonas lisa, pilífera e de ramificação.

A coifa ou caliptra reveste o cone vegetativo na extremidade da raiz e protege o tecido meristemático da zona lisa contra o atrito do solo e a transpiração excessiva.

 A zona lisa contém tecido em constante multiplicação celular, o meristema apical da raiz, uma área que promove o crescimento do órgão e por isso requer proteção da coifa.

 É na zona pilífera que se localizam as projeções epidérmicas responsáveis pela absorção, os pêlos.

Na zona de ramificação, ou suberosa, as raízes secundárias são formadas e sobre ela está localizado o colo ou coleto, região de transição entre o caule e a raiz. .

 A raiz das plantas é originada na radícula do embrião. Nas Angiospermas Dicotiledôneas a raiz primária torna-se a pivotante e as raízes secundárias são desenvolvidas de forma endógena, isto é, a partir de tecidos profundos da raiz principal. Este sistema é chamado de sistema radicular pivotante, enquanto que o sistema das Angiospermas Monocotiledôneas é chamado de radicular fasciculado, no qual a raiz principal se atrofia no início do seu desenvolvimento e muitas raízes de calibres mais ou menos iguais se originam geralmente do caule  O sistema pivotante geralmente alcança profundidades maiores no solo do que o sistema fasciculado.

As raízes são  classificadas de acordo com seu habitat como aéreas, terrestres ou aquáticas.

ARaízes aquáticas: desenvolvem-se de forma adaptável ao meio líquido e por isso, além de absorver, podem servir como órgãos de flutuação e respiração. A coifa dessas raízes é dupla para  proteger a região meristemática contra a ação de microorganismos. 

Raízes aéreas

  1. Raízes respiratórias ou pneumatóforos: possuem geotropismo negativo e pneumatódios, estruturas que apresentam orifícios em toda a sua extensão funcionando como órgãos de respiração ao fornecer oxigênio às partes submersas.

Raízes terrestres

Muitas raízes terrestres armazenam reservas nutritivas, principalmente amido e açúcar, sendo especializadas nessa função. Chamadas de tuberosas, essas raízes podem ser axiais, adventícias ou secundárias/ramificadas.

Morfologia Externa do Caule 

 O caule é a estrutura de ligação entre as raízes e as folhas e possui as funções de condução e sustentação, além de crescimento e propagação vegetativa. Seus vasos lenhosos e liberianos, conduzem seivas orgânicas ou inorgânicas às diversas partes da planta

 O caule difere da raiz por apresentar folhas, flores e frutos além das gemas laterais e terminais. Divisões de nós e entrenós também fazem parte de sua constituição, não ocorrentes nas raízes. Os nós consistem em regiões caulinares de onde partem as folhas e os entrenós, regiões entre dois nós. A gema terminal fica localizada na extremidade caulinar e é constituída por escamas, uma região meristemática (ponto vegetativo) e folhas semiformadas que a recobrem. A gema terminal mais as gemas laterais, localizadas nas axilas das folhas inseridas nos nós, formam um sistema que dá origem ao tipo de ramificação do caule.  

 O sistema de ramificação caulinar pode ser classificado como simpodial quando várias gemas participam consecutivamente da formação de cada eixo, neste caso a gema apical perdeu a dominância ou deixou de ser ativa ou monopodial o crescimento ocorre por uma única gema apical, que persiste por toda a vida da planta. O sistema monopodial pode também ser encontrado em plantas com muitos ramos laterais, como os pinheiros, onde o eixo principal é facilmente reconhecido por ser o único a crescer verticalmente (os ramos laterais têm crescimento lento e oblíquo).

 O desenvolvimento do caule pelas plantas fez parte do processo de adaptação ao ambiente terrestre. As variações estruturais caulinares também fazem parte do desenvolvimento adaptativo ao habitat. Em algumas plantas o caule contém reservas de amido e açúcar ou possui capacidade fotossintetizante, conferindo a essa estrutura importâncias alimentares ou fotossintetizantes adicionais.  

         Os caules podem ser classificados de acordo com o habitat como aéreos, subterrâneos e aquáticos.

Caules aéreos

Caules aquáticos

Os caules aquáticos desenvolvem-se de forma adaptável ao meio líquido.

Caules subterrâneos

Localizados abaixo da superfície do solo, estão associados ao armazenamento e à propagação vegetativa.

a) Bulbos:  constituídos por um eixo de origem, o prato, do qual partem catáfilos (folhas modificadas) acumuladores de substâncias de reserva. Podem funcionar como elementos de propagação vegetativa . São classificados como tunicados, escamosos, cheios ou compostos.

  • Tunicado: composto por túnicas (folhas) que recobrem o prato. As túnicas externas recobrem as internas.
  • Escamoso: apresenta escamas que rodeiam o prato.
  • Cheio: os catáfilos revestem o prato, mais desenvolvido, criando uma casca. - Composto:  formado por outros bulbos menores, os bulbilhos.
  1. Rizomas: desenvolvem-se geralmente de forma horizontal sob o solo, emitindo raízes e produzindo ramos aéreos foliosos e floríferos periodicamente.
  2. Tubérculos: caules subterrâneos acumuladores de substâncias de reserva (em geral amido) que podem funcionar como propagadores vegetativos.
  3. Xilopódios: localizados sob o solo, são órgãos lignificados, muito resistentes e reservadores de substâncias nutritivas, inclusive água; parte formado pelo caule, parte formado pela raiz. Muito comuns em plantas de cerrado.

Morfologia Externa da Folha 

 A folha é uma estrutura clorofilada responsável pela respiração, pela evapotranspiração e por praticamente toda a fotossíntese das plantas. Sua morfologia está relacionada às suas funções: a forma laminar favorece a exposição solar, a cor verde da clorofila possibilita a realização de fotossíntese, suas nervuras conduzem seiva elaborada e seus poros microscópicos localizados na face inferior, os estômatos, são responsáveis pela evapotranspiração.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com