TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morte Le Coubusier

Pesquisas Acadêmicas: Morte Le Coubusier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 6

Morte

Contra as ordens de seu médico, em 27 de agosto de 1965, Le Corbusier foi para um mergulho no Mar Mediterrâneo, em Roquebrune-Cap-Martin, França. Seu corpo foi encontrado por banhistas e ele foi declarado morto às 11:00 Supunha-se que ele pode ter sofrido um ataque cardíaco. Ritos sua morte teve lugar no pátio do Palácio do Louvre em 01 setembro de 1965 sob a direção do escritor e pensador André Malraux, que estava na França, o Ministro da Cultura. Ele foi enterrado ao lado de sua esposa no túmulo que ele havia designado em Roquebrune.

Morte de Le Corbusier teve um forte impacto sobre o mundo cultural e político. Homenagens foram pagos em todo o mundo e até mesmo alguns dos piores inimigos de Le Corbusier, como o pintor Salvador Dalí, reconheceram a sua importância (Dalí enviou uma coroa de flores). O presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson disse: “Sua influência foi universal e suas obras são investidos com uma qualidade permanente possuído por aqueles de muito poucos artistas da nossa história”. A União Soviética acrescentou, “Arquitetura moderna perdeu o seu maior mestre”.

Os visitantes podem encontrar seu túmulo no cemitério acima Roquebrune-Cap-Martin, entre Menton e Mônaco, no sul da França.

A Fondation Le Corbusier (ou FLC) funciona como sua propriedade oficial. O representante de direitos autorais dos EUA para a Fondation Le Corbusier é a Sociedade de Artistas Direitos.

Corbusier disse: “As cadeiras são arquitetura, sofás são burgueses”.

Desde sua morte, a contribuição de Le Corbusier foi muito disputado, como os valores de arquitetura e seus aspectos de acompanhamento dentro de arquitetura moderna variar, tanto entre diferentes escolas de pensamento e entre arquitetos praticantes. [16] Ao nível do edifício, seus trabalhos posteriores expressaram compreensão complexa do impacto da modernidade, mas seus projetos urbanos têm atraído desprezo dos críticos.

Fondation Le Corbusier

A Fondation Le Corbusier é uma fundação privada e arquivar homenageando o trabalho do arquiteto Le Corbusier (1887-1965). Ele opera Maison La Roche, um museu localizado no 16 º arrondissement de 8-10, praça du Dr. Blanche, Paris, França, que está aberto diariamente, exceto aos domingos. Em junho de 2008, a Maison La Roche foi temporariamente fechada para reforma.

A Fondation Le Corbusier foi criada em 1968. Ele agora possui Maison La Roche e Maison Jeanneret (que formam sede da fundação), bem como o apartamento ocupado por Le Corbusier em 1933-1965 Coli rue Nungesser et em Paris 16e, ea “casa pequena” que ele construiu para seus pais em Corseaux nas margens do Lac Leman (1924).

Maison La Roche e Maison Jeanneret (1923-1924), também conhecido como La Roche-Jeanneret casa, é um par de casas geminadas que era terceira comissão Corbusier, em Paris. Eles estão dispostos em ângulos retos entre si, com ferro, concreto e em branco, fachadas brancas desencadeando uma galeria espaço curvo de dois andares. Maison La Roche é agora um museu, com cerca de 8.000 desenhos originais, estudos e planos de Le Corbusier (em colaboração com Pierre Jeanneret 1922-1940), bem como cerca de 450 de seus quadros, cerca de 30 esmaltes, cerca de 200 outras obras sobre papel , e uma grande coleção de arquivos escritos e fotográficos. Ele descreve-se como a maior coleção do mundo de desenhos Le Corbusier, estudos e planos.

Michael Graves foi bastante influenciado pelo Le Corbusier e pelo cubismo analítico por isso em seus trabalhos anteriores a 1976, ele usa a cor de um modo sugestivo, e depois os carregou com fragmentos históricos. Graves vai integrando a pouco e pouco elementos clássicos sobre uma base modernista, mas a partir do fim da década de 70 abandona definitivamente aqueles modelos puristas, vindo a desenvolver uma obra formalista baseada numa mistura de elementos historicistas, enfatizados pela recorrência a cores fortes e contrastantes, adquirindo por vezes um caracter irónico. Este estilo pessoal foi pela primeira vez inteiramente concretizado nos projetos da Moradia Kalko, em Greenbook, Nova Jérsia, e sobretudo no Portland Building, em Portland (1980-82), um edíficio cúbico sobre uma base em escada com uma colunata

Após a segunda guerra mundial, com muitas cidades destruídas, a arquitetura e o

urbanismo do movimento moderno estavam centrados em soluções racionalistas e funcionalidade no âmbito da edificação e dos centros urbanos, como previa a Carta de Atenas. As residências deveriam ser máquinas de morar e as cidades locais de morar, trabalhar, circular e proporcionar lazer, fatores esses que são tratados cuidadosamente nas teorias corbusianas, como defende Benevolo.

A partir do início da década de 60 a arquitetura moderna passa a sofrer algumas críticas, principalmente relacionadas à impessoalidade do modernismo, a escala monumental e ao estilo Interacional. É o início da pós-modernidade. A chamada "pós-modernidade" aparece como uma espécie de Renascimento dos ideais banidos e cassados por nossa modernidade racionalizadora. Esta modernidade teria terminado a partir do momento em que não podemos mais falar da história como algo de unitário.

(VATTIMO, 2001).

Os pós-modernistas propunham-se a restabelecer o contato dos habitantes da cidade com a arquitetura que os rodeava através da utilização do que eles consideravam como signos arquitetônicos, desejavam fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com