TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Climáticas Globais Introdução

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Ana Kelly de Carvalho Cavalcanti

Matrícula: 20161103636

Disciplina: Mudanças Climáticas Globais

  1. Introdução:

Atualmente, muito se fala sobre sustentabilidade no meio acadêmico, principalmente se tratando de construções civis. Na arquitetura, existe a ênfase na utilização de novas alternativas e de materiais que sejam mais amigáveis ao meio ambiente. Porém, o assunto sobre mudanças climáticas é pouco aprofundado quando se refere a uma escala maior, ou seja, às estruturas urbanas como um todo.

As cidades, além de contribuírem efetivamente para o agravamento das mudanças climáticas globais através da emissão de gases de efeito estufa, são extremamentes vulneráveis à elas. De acordo com o C40, cerca de 70% das cidades já estão sentindo os efeitos das mudanças climáticas. Um estudo recém lançado na revista Nature Climate Change aponta que os efeitos das mudanças climáticas podem ser dobrados nas cidades devido às chamadas “ilhas de calor urbano”.

O objetivo principal desse projeto é informar, conscientizar e estimular alunos do ensino superior do curso de arquitetura e urbanismo a refletirem sobre os planejamentos urbanos, de forma que possam adotar medidas projetuais contra as mudanças climáticas e que tornem a cidade mais eficiente, através do estudo de projetos urbanísticos e sua relação com as ilhas de calor.

  1. Ilhas de Calor

A ilha de calor urbano ocorre quando as superfícies naturais da cidade, como vegetação e água, são substituídas por concreto (prédios, casas e outras construções) e asfalto. Essa grande concentração de superfície urbana juntamente com fontes antrópicas de calor e umidade nos centros das cidades aprisionam calor, fazendo com que a temperatura suba acima da média em relação às áreas rurais. Espera-se que esse efeito adicione mais dois graus às estimativas de aquecimento global para as cidades mais populosas até 2050.

[pic 1]

Os núcleos mais quentes dos centros urbanos estão relacionados aos usos do solo do terreno, se está ou não impermeabilizado, com que tipo de material foi realizada essa impermeabilização, se dispõe ou não de arborização.

Ideias: como calçadas frias - projetadas para refletir mais luz solar e absorver menos calor - telhados frescos e verdes e expandir a vegetação nas cidades. A medida mais barata, de acordo com essa modelagem, é uma instalação em escala moderada de pavimentos e telhados frescos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com