TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NESSA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ REFLETIR E DISCUTIR SOBRE A MANEIRA COMO AS TEORIAS ANTROPOLÓGICAS

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

NESSA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ REFLETIR E DISCUTIR SOBRE A MANEIRA COMO AS TEORIAS ANTROPOLÓGICAS SERVEM DE FERRAMENTAS PARA A APLICAÇÃO DO ESTUDO EM ANTROPOLOGIA, CIÊNCIA SOCIAL CUJO OBJETIVO É O ESTUDO DO HOMEM E DE SUAS OBRAS.

AP II – Diversidade étnico-cultural

A Antropologia é uma ciência profunda, pois trata do mais complexo dos seres: o homem. O estudo antropológico se baseou principalmente em cima de quatro teorias, sendo elas o Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo, estas serviram de instrumento para um melhor entendimento a respeito do homem e suas ações.

O início dos estudos antropológicos se deu através da teoria do Evolucionismo, a qual acreditava na diferenciação dos indivíduos por níveis evolutivos, segundo o Monogeísmo, todos deveriam evoluir passando o homem de primitivo a civilizado; já o Poligeísmo acreditava em vários tipos de evolução de acordo com o meio.

Contrariando as ideias anteriores, veio o Difusionismo, pois esse acreditava na existência de várias culturas, cada qual com sua história, assim difundindo as ideias anteriores.

O Funcionalismo veio com a intenção de derrubar de vez as ideias Evolucionistas, pois pregavam que as necessidades culturais de cada indivíduo dependiam das necessidades biológicas dos mesmos, sem menosprezar outras raças ou culturas.

Já o Estruturalismo vem rebatendo todas as ideias anteriores defendiam a teoria de que o homem é dono de si, e igualando tanto primitivos quanto civilizados na perspectiva do pensamento, sendo que os dois possuem a mesma capacidade intelectual.

Tendo em vista tais teorias, chego a conclusão de que sem as mesmas não teríamos o conhecimento e entendimento que temos hoje a respeito do homem como ser pensante no processo evolutivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com