TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS EXPECTATIVAS DO ENSINO VIRTUAL

Artigos Científicos: NOVAS EXPECTATIVAS DO ENSINO VIRTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 6

NOVAS EXPECTATIVAS DO ENSINO VIRTUAL

Ana Lúcia Lopes dos Santos

Professor-Tutor Externo: Ester Miriane Zingano

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em artes Visuais (ART 0071) – Arte e Novas Tecnologias

28/10/2013

RESUMO

O presente trabalho se estrutura em torno de uma reflexão que busca compreender as relações entre as técnicas, as tecnologias educativas, as quais substituem os recursos de ensino e o tecnicismo. O perfil dos alunos nos últimos anos tem mudado em conseqüência dos estímulos audiovisuais constantes. Esse perfil exige mais conhecimento e participação. No Brasil, as famílias brasileiras estão se conectando e os alunos se acostumando com a tecnologia e a interatividade. Essas mudanças de perfil forçam uma alteração no método de ensino-aprendizagem adotado pelas escolas, para aderindo as novas tecnologias tornando as aulas dinâmicas e interessantes. O quadro-negro e o giz deveriam ser aposentados e substituídos pela Lousa digital.

Palavras-chave: Tecnologias Educativas. Lousa Digital. Ensino

1 INTRODUÇÃO

O ensino objetiva uma reflexão que busca compreender as relações entre as técnicas, as tecnologias educativas e o tecnicismo.

Este traz a fundamentação teórica sobre os recursos tecnológicos usados na sala de aula desde o quadro negro até a lousa virtual, sobre os métodos e técnicas do ensino, sua importância e o desenvolvimento no Brasil e no mundo, auxiliando no processo educativo escolar.

2- RECURSOS TECNOLÓGICOS

Os recursos tecnológicos se fazem presentes em salas de aula, mas ainda não possuem a centralidade do velho quadro-negro, verde ou negro ou azul contrastado pelos gizes coloridos ou não, ou branco, contrastado pela escrita através do marcador para quadro branco, conhecido popularmente como pincel atômico, colorido ou não. A centralidade do quadro-negro no processo educativo escolar.

As salas de aula são impensáveis sem um quadro-negro, porém são concebíveis sem uma lousa virtual, viabilizada esta por determinados recursos tecnológicos, postos à disposição pelo desenvolvimento da ótica, da eletrônica, da informática, entre outra tais como o data show,o retroprojetor, o projetor de slide, o episcópio, o diascópio, o projetor multimídia, o monitor de TV, o videocassete, o videodisco, a smart boar, etc.

A tecnologia educativa são os métodos, as técnicas e os recursos de ensino, apesar de serem objeto de planejamento dos professores, que concorrem para o processo de ensino, viabilizando-o. Aos processos de ensino, pertencem à ordem do como ensinar, com o que ensinar e com o para que ensinar, evidenciando-se este através de duas dimensões inerentes: os objetivos de ensino, de caráter programático e operacional; as finalidades educativas, de caráter tecnológico, traduzido por concepções de ordem educativa.

3- MODALIDADES DO ENSINO

Em termos estruturais, podemos conceituar o ensino em modalidades conhecidas como individual mútuo e simultâneo, bem como estruturar uma compreensão sobre os métodos tradicional, intuitivo, ativo e o propiciado pelo tecnicismo pedagógico.

O processo de ensino não é neutro, como se a técnica, o método e um dado recurso tecnológico significassem uma intervenção isenta de intenções, de finalidades, de expectativas ou crenças. Tais mediações do processo de ensino nem sempre são o que aparentam ser, elas operacionalizam o ensino, dando-lhe visibilidade.

As questões remetem à posição de que para além do processo de ensino estão as finalidades, os objetivos, as intenções, os projetos, os quais se traduzem evidentemente, no processo e pelo processo de ensino, mas não podem ser reduzidos aos métodos, às técnicas e aos recursos tecnológicos que envolvem a ação de ensinar.

Quanto mais conhecemos, mais alimentamos o desejo de um maior conhecimento. A integração das Tecnologias de Informação nos processos de aprendizagem pode constituir um fator de inovação pedagógica, proporcionando novas modalidades de trabalho na escola. A escola tem de acompanhar as transformações sociais, e deve proporcionar ao aluno os meios necessários para aprender a obter a informação, para construir o conhecimento e adquirir competências, desenvolvendo o espírito crítico.

4 - O ENSINO

O vocábulo ensino tem a sua raiz vinculada ao termo signo. O verbo latino insignire e o verbo insignare manifestam a versão românica do latim significando sinalizar em, sinalizar no interior de, tomar insigne ou notável, por uma marca, distinguir, assinalar. Dessa forma, o ensino entendido como instrução é uma sinalização que deixa marcas distintivas, evidentemente no aprendiz, elo e a razão de ser do ensino, se exprimem pela aprendizagem.

Embora as três modalidades de ensino possam ser compreendidas como diversas quanto à organização do mesmo, na verdade implicam em relações diferenciadas, acarretando mais que o aspecto organizativo do ensino. Em linhas gerais, através do ensino mútuo :

[...] se instruía, ao mesmo tempo a muitos alunos com poucos professores, ficando os primeiros sob o cuidado dos chamados monitores. O sistema se estendeu rapidamente pelo aumento da população devido à Revolução Industrial e à necessidade de atender rapidamente ao seu ensino. (LUZURIAGA, 2001, p. 54-55).

5- OS MÉTODOS E AS TÉCNICAS DE ENSINO

As diferenciações entre os ensinos individual, mútuo e simultâneo, os quais envolvem diversamente relações diferentes entre o professor e o aluno, tem maneira diversa de organização do ensino, cabe situar as relações com os métodos e com as técnicas de ensino. Na verdade, trata-se de um exercício abstrato de compreensão dos diferentes ângulos que compõe o processo de ensino. Trata-se de separar os aspectos que compõem tal atividade, a fim de compreendê-los em suas partes, com a finalidade de tornar possível uma estruturação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com