TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS – VIVÊNCIAS E EXPECTATIVAS

Por:   •  26/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA – PÓLO DE MONTES CLAROS – MG

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TURMA 10 – 6ª ETAPA

TRABALHO EM GRUPO

Trabalho apresentado à disciplina: Conteúdos e Procedimentos Didáticos e Metodológicos: Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Acadêmicas: 1054799 Adriana Leite Cardoso

                     1086717 Ivaneide Sena dos Reis

                     1084870 Janaina Mendes R. Aquino

                     1088568 Luciana Carvalho Maia

                     

Preceptor: Andréia Maria Assunção Batista

Tutora: Lúcia Helena Nunes Junqueira

MONTES CLAROS

OUTUBRO DE 2015

UNIVERSIDADE DE UBERABA – PÓLO DE MONTES CLAROS – MG

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TURMA 10 – 6ª ETAPA

TRABALHO EM GRUPO

Trabalho apresentado à disciplina: Conteúdos e Procedimentos Didáticos e Metodológicos: Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

                     

Preceptor: Andréia Maria Assunção Batista

Tutora: Lúcia Helena Nunes Junqueira

MONTES CLAROS

OUTUBRO DE 2015

INTRODUÇÃO

O processo de ensino aprendizagem se tornou uma ação complexa que envolve muitos aspectos do desenvolvimento humano. Este trabalho tem como objetivo proporcionar mais conhecimento e aprendizado sobre a importância do raciocínio lógico-matemático na infância, e ainda como estimular a criança a este aprendizado. Determina que o uso estratégico dos jogos neste desenvolvimento é uma das principais ferramentas aliadas a esta construção.

Durante os estudos, refletimos e percebemos o quanto o jogo associado à aprendizagem desenvolve habilidades e capacidades na infância. Vale ressaltar que o lúdico e os jogos devem ser aplicados pelo docente, considerando a idade e as características da turma, para que haja um resultado positivo. Outro ponto importante é que o professor seja conhecedor das fases do desenvolvimento infantil, para lidar com as várias situações que ocorrem em sala de aula, sem causar nenhum tipo de constrangimento ao educando.

O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS – VIVÊNCIAS E EXPECTATIVAS”

O ALUNO E O SABER MATEMÁTICO

Considerando os estudos realizados, descobrimos que são várias as dificuldades encontradas na aprendizagem matemática, desde épocas mais antigas até a atualidade. Visando superar e chegar a bons resultados foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais – que são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo país. Seu objetivo: auxiliar os professores, apóia a revisão e elaboração das Propostas Curriculares do Sistema de Ensino.

A fase escolar traz melhor resultado e entendimento por parte das crianças, na aprendizagem matemática, porém esbarramos em muitas dificuldades. É importante ressaltar que o objetivo proposto pelos PCNs, vem auxiliar e inovar as aulas de matemática, introduzindo jogos, dinamizando a exploração do conteúdo matemático, junto com os outros conteúdos, explorando ao máximo, para contribuir na formação do aluno e do cidadão.  

Os jogos nesta fase são de extrema importância para construção do conhecimento matemático, pois desenvolve na criança uma aprendizagem prazerosa e divertida, o que desperta a curiosidade e formas de resolver os problemas envolvendo a matemática. Nesta fase do ensino a criança desenvolve tanto seu raciocínio quanto aprende a comunicar-se matematicamente. Desenvolve seu senso de equipe e estratégias para chegar a uma solução para os probleminhas apresentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com