TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS EXPECTATIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

NOVAS EXPECTATIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO

ENSINO MÉDIO¹

                                               

                           Ana Cássia Fontenele²

RESUMO

Neste ensaio, apresentam-se novas perspectivas para o ensino de Literatura no Ensino Médio, sendo de relevante valor três processos envolvidos no Letramento Literário: a Seleção dos textos, pois os discentes estão habituados a lerem livros sempre indicados pelos professores, ou influenciados pelo prestígio social de alguns escritores. O Processo de Leitura, que está envolvido com diversos fatores, entre eles pode-se perceber que os alunos que leem bem e pronunciam as palavras coerentemente, são na grande maioria das vezes, aqueles provenientes de classe alta, em que estuda em escolas com um bom acervo bibliotecário, programa de incentivo à leitura na escola, pais leitores e etc. E as Estratégias para o ensino de Literatura, que são diversificadas e devem ser trabalhadas pelos professores, para que os alunos não apenas leiam, e sim que possam interpretar o que leram. O objetivo é fazer com que os discentes vejam a leitura como algo agradável, e assim desenvolvam um senso crítico, possibilitando a ampliação de seus horizontes e tornando a vida mais prazerosa e menos árdua de ser vivida.

Palavras-chave: Ensino de Literatura, Estratégias de Aprendizagem, Interpretação, Criticidade, Leitura prazerosa.

ABSTRACT

In this essay, we present the new perspectives for teaching literature in high school, with relevant value of three processes involved in the Literacy Literature: Selection of Texts, as we always used to read books nominated by teachers, or influenced by the social prestige of some

_________________________

¹Artigo cientifico elaborado como parte dos  pré- requisitos para aprovação na Disciplina ministrada pela professora Maria do Carmo, sob a orientação da Professora Elaine do Nascimento Sousa.

²Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Letras Português - Universidade Estadual do Piauí- UESPI- Campus Alexandre Alves de Oliveira

anacassiafontenele@hotmail.com

writers. The reading process, which is involved with several factors, among them we find that students who read well and consistently pronounce words, are unfortunately, those from upper class, they attend schools with good library collection, incentive reading program in school, parents that reader and etc. And strategies for the teaching of literature, which are diverse and should be worked out by teachers, for students not only to read but can interpret what they read. The goal is to make the students see the reading processes as something enjoyable, and develop a critical sense, opening their horizons and changing their lives.

Key words: Teaching of Literature, Learning Strategies, Interpretation, Criticality, enjoyable reading.

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que existem diversas lacunas quando o tema sobre o ensino de literatura nas escolas é abordado. Por isso decidiu-se realizar este trabalho, para ressaltar a Literatura como uma forma inovadora, prazerosa e não de maneira austera como é repassada em algumas escolas.

A seleção dos textos para a leitura literária é de extremo valor, porém, na maioria das escolas é o professor quem indica quais as obras que deverão ser lidas, seja por possuírem uma linguagem mais simples, ou por conta do prestígio social de alguns escritores.

O processo de leitura é outro fator relevante, pois se pode constatar que as maiorias dos alunos que leem bem, ou que soletram as palavras corretamente, são aqueles provenientes de escolas particulares e com um poder aquisitivo alto, cuja biblioteca dispõe de um amplo e adequado acervo de livros, cujos pais são leitores assíduos, e pode-se também destacar que a escola oferece um programa de incentivo à leitura, o que ajuda no desenvolvimento dos seus alunos.

Também se faz necessário que o professor possua estratégias para o ensino da Literatura no ensino médio, sendo que este, portando-se apenas como um orientador, busca meios para que os alunos desenvolvam seu potencial crítico com relação ao que leram, usufruindo desse conhecimento de maneira mais satisfatória.

Sendo assim, ele pode e deve fazer uso de vários métodos, por exemplo: debates sobre o tema da obra, fazer dramatizações dos trechos, induzir a crítica literária e o conduzir um diário de leitura, o que vem a ser confirmado por Cosson (2007) onde fala que '' Sob a máxima do aprender a fazer fazendo ela consiste em levar o aluno a construir pela prática seu conhecimento'', ou seja, indica que a prática é essencial para um melhor aprendizado.

2 A SELEÇÃO DOS TEXTOS PARA A LEITURA LITERÁRIA

Quando há a necessidade de ler sobre determinado assunto, procuram-se livros, resenhas, resumos, artigos, ou mesmo, conversa-se com um amigo que já tenha lido obra a obra em questão. Esses são alguns meios que se usam para chegar até determinado conteúdo de literatura, tendo como principal orientador o próprio leitor.

É a chamada livre escolha que, como se pode perceber que não é inteiramente livre, mas que é direcionada por diversos fatores que vão desde a maneira como os livros estão dispostos nos catálogos, passando pelas estantes, até aos meios de incentivo ao consumo comum à maioria dos produtos culturais.

O prestígio social dos escritores, antes mesmo da chegada das obras às livrarias, que incentiva a escrita de textos semelhantes pelos mais novos, e os interesses econômicos e ideológicos das editoras, que as levam a publicar este ou aquele livro, Cosson (2006) nos diz que:

Infelizmente, na maioria das escolas brasileiras, a biblioteca, quando existe, é sinônimo de sala do livro didático, não tem funcionários preparados para incentivar a leitura e apresenta coleções tão reduzidas e antigas que o leitor desavisado poderia pensar que se trata de obras raras. O professor é o intermédio entre o livro e o aluno, seu leitor final. Os livros que ele lê ou leu terminam sempre nas mãos dos alunos (p. 32).

         

Em outras palavras, mesmo diante de tantas oportunidades de acesso ao material didático, é sempre o professor quem irá dizer qual deverá ser o livro que será lido. Outro ponto importante se concentra na defesa da contemporaneidade dos textos como o critério mais adequado para a seleção da leitura escolar. Nesse caso, prevalece não só a abundância dos textos que as editoras fazem chegar às mãos dos professores para ''avaliação'', como também a aparente facilidade de leitura desses livros, uma vez que tratam de temas e utilizam linguagens que pertencem ao horizonte de seus potenciais leitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com