TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVO ICNOGÊNERO ENCONTRADO NA LOCALIDADE DE SERRINHA, MUNICÍPIO DE PACUJÁ, ESTADO DO CEARÁ (GRUPO SERRA GRANDE, ORDOVICIANO-SILURIANO DA BACIA DO PARNAÍBA)

Por:   •  15/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

NOVO ICNOGÊNERO ENCONTRADO NA LOCALIDADE DE SERRINHA, MUNICÍPIO DE PACUJÁ, ESTADO DO CEARÁ (GRUPO SERRA GRANDE, ORDOVICIANO-SILURIANO DA BACIA DO PARNAÍBA)

Arquimedes Pompeu de Paulo Chaves (Biologia - Universidade Estadual Vale do Acaraú) – FUNCAP

Maria Somália Sales Viana (Biologia - Universidade Estadual Vale do Acaraú) – Orientadora

PALAVRAS-CHAVES: Paleoicnologia, Ordoviciano-Siluriano, Grupo Serra Grande, Ceará

APOIO: FUNCAP (Bolsa de Iniciação Científica; Bolsa PBI); FUNCAP (BPI 0341-1.07/08) e FINEP/IADE/UVA – Projeto NEDESA

INTRODUÇÃO 1000

O Grupo Serra Grande (Bacia Sedimentar do Parnaíba; nordeste ocidental do Brasil) compõe a Tectono-Seqüência Siluriana (GÓES E FEIJÓ, 1994), com idade aproximada de 450-410 m.a., e é composto essencialmente por arenitos que podem, localmente, apresentar icnofósseis. Essa unidade geológica tem sido um dos objetos de estudos da equipe do Laboratório de Paleontologia da UVA – LABOPALEO desde 2004 e têm sido freqüentes as novas descobertas de ocorrências icnofossilíferas (LEOPOLDINO et al, 2004; FURTADO et al, 2005; VIANA et al, 2005). Tendo em vista as peculiaridades faciológicas que dificultam a identificação das unidades litoestratigráficas (formações) no campo, optou-se pela designação generalizada para toda a seqüência sedimentar da Serra da Ibiapaba de Grupo Serra Grande.

OBJETIVO 400

Apresentar uma nova ocorrência de icnofóssil em arenitos grossos do Grupo Serra Grande da Bacia do Parnaíba, no Estado do Ceará.

MATERIAL E MÉTODOS 1000

Os dados aqui apresentados resultaram de investigação no campo, a partir de visita à localidade de Serrinha, Município de Pacujá, durante aula de campo da disciplina de Paleontologia, ministrada pela professora Maria Somália Sales Viana. A observação do novo icnogênero foi acompanhada por uma turma de alunos do curso de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. O espécime foi fotografado e foram anotadas informações referentes a ele, tais como localização, coordenadas geográficas e descrição e medidas. Os referidos dados foram tabulados juntamente com as demais ocorrências observadas anteriormente pela equipe do LABOPALEO.

RESULTADOS E DISCUSSÃO 1000

Durante a realização deste trabalho, foi observada uma nova ocorrência de icnofóssil para o Grupo Serra Grande.  As coordenadas da localidade são: 4°03’19”S/40°41’54”W. O espécime consiste em uma escavação horizontal, de forma curva sinuosa, basicamente cilíndrica, medindo cerca de 32 cm de comprimento e tubo de 1 cm de diâmetro. Apresenta preenchimento meniscado não uniforme. Pode ter sido gerada por organismos vermiformes e é compatível com estruturas de alimentação, denominadas etologicamente de Fodinichnia. Essa descrição não corresponde a nenhum táxon conhecido até então (FERNANDES et al, 2002), sugerindo tratar-se de uma nova entidade taxonômica.

CONCLUSÃO 500

A pesquisa contribui para o conhecimento paleoicnológico no Ceará, acrescendo um novo icnogênero na região estudada, revelando grande potencial fossilífero. A carência de estudos de Geologia e Icnologia nessa região e unidade geológica comprova a relevância do trabalho. Essa nova ocorrência ratifica a localidade de Serrinha como o local mais rico e diversificado da região norte do estado, até o momento. Necessita-se de estudo taxonômico detalhado para comprovar a existência de novo táxon.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com