TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Na prática

Seminário: Na prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Seminário  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

nada nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn.nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnNada é tão bom que não possa ser melhorado”. Esse deve ser o lema das escolas que estão dispostas a aperfeiçoarem-se continuamente. E nesse processo – com o objetivo de ser uma “escola que aprende” – as instituições devem sempre reavaliar sua prática educacional.

“O ideal é que a escola tenha um processo permanente de avaliação institucional, utilizando-se de indicadores pedagógicos, administrativos, estruturais e estratégicos”, comenta a pedagoga Débora Dias Gomes, mestre em Engenharia de Produção e autora do livro MBA Educação – A gestão estratégica na escola que aprende (Qualitymark).Para Débora, a escola, que sempre foi reconhecida por sua função de ensinar, agora também precisa se colocar na posição de aprender, “tendo a convicção de que trabalhar e estudar são dois lados de uma mesma moeda”. Assim, será diminuído o hiato entre as intenções da escola e suas ações efetivas, trazendo benefícios para professores e alunos.

Paty Fonte, educadora especialista em Pedagogia de Projetos, escritora e palestrante, afirma que a formação continuada dos professores é um dos maiores desafios da escola em constante melhoria. “Para ter um ensino qualificado, é fundamental tempo e espaço para refletir, trocar experiências, aprofundar conhecimentos, sanar dúvidas. Somente assim, o professor sentirá segurança para desenvolver seu trabalho. Por isso, é essencial que as escolas invistam na formação continuada de sua equipe”, avalia a especialista que também é tutora em cursos para docentes.

Mais do que simplesmente fornecer estratégias e ferramentas, os programas de educação continuada permitem que os professores exerçam a reflexão sobre o seu trabalho, buscando formas de melhorias para garantir a eficácia da sua atividade. E todo o ambiente escolar deve proporcionar a formação contínua, pois, segundo Débora, o desenvolvimento das pessoas não ocorre por acaso ou somente com treinamentos em hora, dia e local marcado. “Reuniões de trabalho e planejamento, sala dos professores, refeitório, encontros, grupo de estudos, pátios; enfim, todos esses espaços são transformados em ambientes de aprendizagem. Um espaço sistematizado institucionalmente para desenvolver as competências e habilidades de todos os seus atores”, afirma.

Esse ambiente aberto à constante avaliação contribui para a reflexão diária da equipe sobre o seu trabalho, tornando mais fácil e eficaz o processo de aprendizado da escola e prevenindo crises. “A cada aula, o professor deve refletir sobre sua prática, registrar pontos positivos e negativos, planejar novas estratégias. O ideal não é esperar ter um problema sério para resolver, mas inserir no cotidiano da instituição momentos de trocas de experiências, reflexão, pesquisas e debates”, comenta Paty.

Proporcionar aos docentes essas oportunidades de aprendizado demonstra um interesse real da instituição pelo crescimento profissional da sua equipe, valorizando o colaborador e, por consequência, motivando-o para o trabalho. Entre os benefícios da prática, Paty aponta o aumento da autoestima dos educadores, o desenvolvimento da criatividade e o aumento do respeito mútuo entre professores e alunos.

Na prática

Transformar-se em uma escola que aprende significa oferecer oportunidades contínuas de formação para a equipe da instituição, e esse é um esforço que o gestor deve fazer em prol de seus colaboradores e alunos. “O gestor é responsável por propiciar tais encontros de capacitação e formação continuada. Deve buscar ajuda de profissionais de outras instituições, promover palestras, oficinas, debates e cursos, objetivando ampliar a visão de sua equipe, valorizando diferentes opiniões e analisando olhares distintos”, comenta Paty Fonte.

Cada instituição deve elaborar um roteiro de trabalho que atenda sua realidade. Propor vivências, dinâmicas, debates, apresentação de projetos já desenvolvidos com êxito, levantamento de questões para pesquisa, reflexão e análise. “Uma prática que costuma ser eficaz é organizar entre os docentes grupos de pesquisa e estudo, alternando a apresentação de cada um, transmitindo à própria equipe a responsabilidade de orientar e inovar”, sugere Paty.

Ela lembra, entretanto, que é fundamental o estabelecimento de um ambiente contínuo que favoreça o aprendizado constante pela troca de experiências – e não apenas momentos e eventos –, e isso se dá pela valorização do profissional. “Deve-se partir do princípio de que em educação, como em qualquer outro setor profissional, a valorização do ser deve vir antes de qualquer coisa. O professor precisa se sentir à vontade para expor dificuldades, receios e dúvidas”, orienta.

Débora concorda que a escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com