TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuroanatomia

Artigo: Neuroanatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  3.840 Visualizações

Página 1 de 8

Medula Espinal

• Medula Espinal: Está localizada dentro do canal vertebral da coluna vertebral, é bem protegida pois basicamente o canal vertebral é um anel ósseo. A Medula espinal é revestida por três meninges, Pia-máter (interna), Aracnóide-máter (média) e Dura-máter (externa). O cumprimento da medula espinal varia entre 42 a 45 cm, se estende da parte inferior do encéfalo, o bulbo, até a margem superior da segunda vértebra lombar na coluna vertebral. Como a medula espinal é mais curta que a coluna vertebral , os nervos que surgem das regiões lombar, sacral e coccígea da medula espinal não deixam a coluna vertebral no mesmo nível que eles ao saírem da medula. As raízes desses nervos espinais angulam para baixo no canal vertebral como tufos de cabelos soltos. Eles são chamados de cauda equina.

(Medula espinal, diferenciando os nervos e a cauda equina) www.neuroyciencia.com

A medula espinal tem dois alargamentos conspícuos: a intumescência cervical, que contém os nervos que suprem os membros superiores, e a intumescência lombossacral, que contém os nervos que suprem os membros inferiores. A medula espinal é dividida em direita e esquerda por dois sulcos, a profunda fissura mediana anterior e o raso sulco mediano posterior. Na medula espinal temos duas substâncias, a branca e a cinzenta, a substância branca circunda uma massa de substância cinzenta em forma de H, localizada centralmente. No centro da substância cinzenta está o canal central da medula espinal, um espaço pequeno que se estende no cumprimento da medula espinal e contem líquido cerebrospinal.

CBB 5018 ANATOMIA HUMANA II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biomedicina. Profº Indíara Jorge Latorraca Patologista Clínico.

http://images.slideplayer.com.br/1/336606/slides/slide_23.jpg

Os nervos espinais são vias de comunicação entre a medula espinal e as regiões específicas do corpo. A medula espinal parece ser segmentada, porque 31 pares de nervos espinais: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo que emergem dela a intervalos regulares. Encontramos 8 pares de nervos cervicais e apenas 7 vértebras cervicais porque o primeiro par de nervos espinais sai entre o osso occiptal e C1. Dois feixes de axônios, chamados de raízes, conectam cada nervo espinal a um segmento da medula espinal.

Fonte: Netter, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Os Sulcos lateral anterior e lateral posterior fazem conexão com pequenos filamento nervosos denominados de filamentos radiculares, que se unem para formar as raízes ventrais e dorsais dos nervos espinais, as duas raízes se unem para formação dos nervos espinais, ocorrendo à união em um ponto situado distalmente ao gânglio espinal que existe na raiz dorsal.

(Destaque para os filamentos da raiz ventral e dorsal citados acima.) Fonte: Netter, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Tronco Encefálico

Localizado entre a medula e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo, ou seja, conecta a medula espinal com as estruturas encefálicas localizadas superiormente. É constituído por três estruturas: Bulbo (medula oblonga), Ponte, Mesencéfalo. O tronco cerebral é formado por corpos neuronais, que se agrupam em núcleos e fibras nervosas, que por sua vez se agrupam em feixes denominados tratos, fascículos ou lemniscos. Muitos dos núcleos do tronco encefálico recebem o nome ou emitem fibras nervosas que entram na constituição dos nervos cranianos. Dos 12 pares de nervos craniano, 10 fazem conexão com o tronco encefálico.

Fonte Imagem: http://medicinapertutti.altervista.org/anatomia_normale/sistema_nervoso/img_sist_nervoso/snc/encefalo.jpg

• Bulbo: O bulbo ou medula oblonga tem forma de um cone, cuja extremidade menor continua caudamente com a medula espinal, como não se tem uma linha demarcando a separação entre medula e bulbo, considera-se que o limite está em um plano horizontal que passa imediatamente acima do filamento radicular mais cranial do primeiro nervo cervical, o que corresponde ao nível do forame magno. O limite superior do bulbo se faz em um sulco horizontal visível em um sulco horizontal visível no contorno deste órgão, sulco bulbo-pontino, que corresponde a margem inferior da ponte. A superfície do bulbo é percorrida por dois sulcos paralelos que se continuam na medula, estes sulcos delimitam o que é anterior e posterior no bulbo.

Fonte: Netter, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

De cada lado da Fissura mediana anterior existe uma eminência determinada pirâmide, formada por um feixe compacto de fibras nervosas descendentes que ligam as áreas motoras do cérebro aos neurônios motores da célula. Este trato é chamado de trato piramidal ou trato córtico-espinhal. Na parte caudal do bulbo , as fibras desse trato se cruzam obliquamente o plano mediano e constituem a decussação das pirâmides. É devido a decussação das pirâmides que o hemisfério cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério cerebral esquerdo controla o lado direito. Entre os sulcos lateral anterior e o lateral posterior temos a área lateral do bulbo, onde se observa uma eminência oval, a Oliva, formada por uma grande quantidade de substância cinzenta.

• Ponte: Ponte é a parte do tronco encefálico interposto entre o bulbo e o mesencéfalo. Está situado ventralmente ao cerebelo e repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela turca do esfenóide. Sua base situada ventralmente apresenta uma estriação transversal em virtude da presença de numerosos feixes de fibras transversais que a percorrem. Estas fibras convergem em cada lado para formar um volumoso feixe, o pedúnculo cerebelar médio, percorrendo longitudinalmente a superfície ventral da ponte existe um sulco, o sulco basilar, que geralmente aloja a artéria basilar. A parte ventral da ponte é separada do bulbo pelo sulco bulbo-pontino.

• Mesencéfalo: Interpões-se entre a ponte e o cerebelo, do qual é representado por um plano que se liga a dois corpos mamilares, pertencentes ao diencéfalo, á comissura posterior. É atravessado por um canal, o aqueduto cerebral, a parte do mesencéfalo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com