TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuroanatomia Das Emoções

Pesquisas Acadêmicas: Neuroanatomia Das Emoções. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  1.083 Visualizações

Página 1 de 5

Neuroanatomia das emoções

Circuito de Papez

Para Papez a emoção é resultado de um circuito, envolvendo quatro estruturas básicas, interconectadas por feixes nervosos - tálamo, córtex sensorial, hipotálamo, córtex cingulado e hipocampo, que são responsaveis pelas sensações emocionais e pelas reações somáticas( fisicas) durante as experiências emocionais.

Foi com ele que o mecanismo da emoção foi anatomicamente descrito, contudo nem todos concordam com a sua teoria. A importância real do seu trabalho foi que confirmou a existencia de estruturas envolvidas nos processos emocionais .

Sistema límbico

Hoje em dia utiliza-se o termo sistema límbico para designar as estruturas que controlam o comportamento emocional e os impulsos motivacionais. Para além das estruturas do circuito de Papez outras integram no sistema límbico como a amígdala, o septo, tronco cerebral, área tegmental ventral, a area pré frontal.

As estruturas mais importantes do sistema limbico

É importante referir que nenhuma estrutura do cérebro é responsável pelas emoções de forma individual, são várias as estruturas que se complementam no que diz respeito ao controlo das emoções.

Tálamo: Esta nos dois lados do cérebro, e é responsável pelo transporte ( atravez de celulas nervosas) das informações do quatro sentidos do homems sentidos (visão, audição, paladar e tato) para o córtex cerebral.

também é responsável pela sensação de dor, quente ou frio, pressão de um ambiente nos ouvidos;

Giro cingulado: em Adjacência do Tálamo, estimular esse local com algum medicamento ou problema psicológico pode causar alucinações, alterações das emoções.Participa da reacção emocional à dor e da regulação do comportamento agressivo. Ablação (cinguloctomia) em animais causa domesticação total. No homem já foi empregada, em psicóticos graves.

A cinguloctomia interrompe o circuito de papez podendo melhorar graves problemas de depressão e ansiedade.

Hipocampo: sempre que uma pessoa se tenta lembrar de algo ocorre nesta area um aumento do metabolismo e um aumento do fluxo sanguíneo.

Particularmente relacionada na consolidaçáo de memorias recentes faz parte do sistema límbico, pois dele, sai fibras (pelo fórnix) para o hipotálamo, tálamo e outras estruturas deste sistema

A amígdala: se interconecta com o hipocampo, os núcleos septais, a área pré-frontal e o núcleo dorso-medial do tálamo.

Tais conexões mediam o controlo das actividades emocionais, como amizade, amor e afeição, do humor e, nos estados de medo e ira e na agressividade.

É fundamental para a auto preservação, por ser o centro identificador do perigo, gerando medo e ansiedade. Assim coloca-nos (ao seres Humanos e animais que possuem esta estrutura) em estado de alerta preparando-nos para a fuga ou luta.

Pessoas que não têm a amígdala não têm a percepção do perigo e tornam-se mais meigas.

António Damásio um dos mais importantes neurocientistas do mundo estudou no hospital da Universidade de Iowa uma paciente muito simpática, tratava bem todos, mesmo que estes a tratassem mal, confiava em toda a gente mesmo tendo sido inúmeras vezes enganada. Damásio afirmou que “Ela vê o mundo sempre pelo lado positivo”, o que parece ser uma qualidade positiva mas acarta com muitos perigos.

Damásio descobriu que, nela, as amígdalas são duras e feitas de osso, em vez de esponjosas. Devido a um defeito genético, uma grande quantidade de cálcio se depositou nas amígdalas, paralisando as actividades e dando origem a todos os problemas da jovem. Esse mal é conhecido como doença de Urbach-Wiethe.

Assim, não toma sustos nem fica apreensiva. Aliás, ela não consegue sequer identificar o medo no rosto dos outros ou desenhar expressões de pavor.

Neurologista Joseph LeDoux, da Universidade de Nova York, Estados Unidos, o maior especialista mundial em medo e também autor de um livro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com